Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
9

Duarte Lima comprou terrenos a Isaltino

Antigo líder parlamentar dos sociais-democratas quis ilibar o filho e acabou por ver tornado público um negócio com o ex-autarca de Oeiras
29 de Maio de 2013 às 01:00
Duarte Lima, à chegada ao tribunal
Duarte Lima, à chegada ao tribunal FOTO: Bruno Colaço

Domingos Duarte Lima, o ex-líder parlamentar do PSD acusado de burla qualificada, branqueamento de capitais e abuso de confiança agravado no caso da compra de terrenos em Oeiras com financiamento do BPN, viu ontem o Ministério Público revelar um negócio imobiliário com Isaltino Morais, o antigo presidente daquela autarquia.

Na primeira sessão de julgamento do caso ‘BPN/Homeland', o antigo deputado fez uma declaração ao coletivo de juízes numa tentativa de ilibar o filho, Pedro Lima, de quaisquer responsabilidades nos negócios imobiliários realizados em parceria com Vítor Raposo, também arguido. E atirou para a fase final do julgamento explicações mais alargadas sobre o processo.

O também advogado acabou por ser ‘apanhado na curva' pela insistência do procurador José Nisa, que pediu esclarecimentos a Duarte Lima sobre o papel do filho enquanto sócio-gerente de várias empresas. Apesar de o ex-deputado ter insistido que deu ao filho "uma visão parcelar, genérica e fragmentada" dos seus negócios, ainda que este fosse o rosto de várias participações financeiras em diversas sociedades, o procurador acabou por confrontar Duarte Lima com dados relativos à Ediandar, onde Pedro Lima é um dos sócios-gerentes. E perguntou ao ex-líder parlamentar do PSD se tinha conhecimento de que as construções realizadas na zona de Caxias por esta empresa estão localizadas em terrenos comprados a Isaltino Morais e ao filho. "Não tenho conhecimento de quem era o detentor inicial", garantiu Duarte Lima.

Perante a insistência do magistrado, que tentou confrontar também o ex-deputado com um conjunto de escutas recolhidas no processo, Duarte Lima acabou por se recusar a responder a mais questões.

LEIA MAIS NA EDIÇÃO EM PAPEL DO JORNAL 'CORREIO DA MANHÃ'

BPN HOMELAND ISALTINO MORAIS DUARTE LIMA JULGAMENTO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)