Barra Cofina

Correio da Manhã

Política

Duarte Marques quer voto aos 16

Duarte Marques, 29 anos, apresenta este domingo a candidatura à liderança da JSD. Ao CM aponta como bandeiras as preocupações como o endividamento,a formação, e o desemprego jovem.
23 de Outubro de 2010 às 23:35
O dirigente da 'Jota', que é actualmente, vice-presidente da JSD, defende ainda que, no plano da formação cívica, junto das escolas, por exemplo, seja possível daqui a 4 ou 5 anos, o País estar a discutir a alteração da idade para votar e passar dos 18 para os 16 anos. É, aliás, um debate que se tem feito na União Europeia, instituição que conhece bem, uma vez que, tem trabalhado com os eurodeputados do PSD em Bruxelas.
Sobre esta proposta, reconhece que "não é possível já", mas com a aposta na formação dos jovens sobre o Estado é possível fazê-lo. No rol de cadernos de encargos eleitorais, Duarte Marques defende estágios profissionais pagos para jovens.
A aposta na formação passa também pelos partidos. Ao CM insiste que um ponto percentual do financiamento partidário poderia ser destinado à formação de jovens e dos quadros dos partidos.
Duarte Marques foi adjunto de Nuno Morais Sarmento no Governo de coligação PSD/CDS-PP e é um dos responsáveis da JSD pela organização da tradicional universidade de verão do partido, em Castelo de Vide.
A JSD reúne-se em congresso nos dias 26,27 e 28 de Novembro, em Coimbra e Duarte Marques terá como adversário Carlos Reis.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)