Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
6

Durão Barroso pede esforço conjunto de Portugal

Presidente da Comissão Europeia apelou ao compromisso entre todos os poderes para que Portugal consiga ganhar crédito.
5 de Outubro de 2013 às 11:16
Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia
Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia FOTO: Bruno Simão

Durão Barroso apelou a um esforço conjunto para recuperar a credibilidade de Portugal. No discurso que abriu segundo dia do Fórum Empresarial do Algarve, a decorrer em Vilamoura, o Presidente da Comissão Europeia explicou que só com o compromisso de todos os poderes do Estado, juntamente com a existência de "estabilidade" e "confiança", é que o país poderá voltar a conquistar a credibilidade.

"A cultura de diálogo político e social e o comprometimento de todos os poderes do Estado com as obrigações internacionalmente assumidas são essenciais para a reconquista de credibilidade", afirmou.

Durão Barroso explicou que numa altura de ajustamento económico, a "tarefa de um Estado é a de proporcionar a certeza e a previsibilidade de que os mercados precisam", mas que a responsabilidade não cabe apenas ao Governo, "mas a todos os órgãos de soberania e mesmo à sociedade no seu conjunto".

Na segunda edição do Fórum Empresarial do Algarve, que reúne mais de três centenas de participantes e este ano discute o tema "Um Portugal Europeu ou um Portugal Atlântico", Durão Barroso defendeu a criação de um "espaço económico transatlântico integrado". Um sonho que acredita ser possível e que deveria constituir uma prioridade para o país. "Temos todo o interesse em afirmar cada vez mais Portugal como janela europeia para o Atlântico e como uma porta de entrada do Atlântico para o continente europeu", afirmou.

Algarve Durão Barroso Portugal Presidente da Comissão Europeia esforço credibilidade
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)