Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
7

Durão Barroso: "Tenho uma grande confiança no novo Governo"

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, disse hoje depositar "grande confiança" no novo Governo português, por conhecer bem a determinação do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e a experiência e competência do ministro das Finanças, Vítor Gaspar.
21 de Junho de 2011 às 14:01
Durão Barroso, Vítor Gaspar, Passos Coelho, Bruxelas
Durão Barroso, Vítor Gaspar, Passos Coelho, Bruxelas FOTO: Agências

"Tenho uma grande confiança no novo Governo português, não só porque  conheço bem a determinação do primeiro-ministro Passos Coelho, mas também  conheço o ministro das Finanças e a sua experiência e competência técnica  notáveis nestes domínio", afirmou o presidente do executivo comunitário à margem de uma conferência em Bruxelas,  lembrando que Vítor Gaspar já trabalhou na Comissão, no Banco Central Europeu  e no Banco de Portugal.  

 

O presidente da Comissão acrescentou que "é muito importante não só  a determinação do Governo, dos partidos que compõem o Governo (PSD e CDS-PP),  mas também o facto de cerca de 85 por cento dos portugueses terem apoiados  os partidos que apoiaram o programa negociado com a Comissão Europeia e  o Fundo Monetário Internacional" (FMI), ou seja, somando também os votos  do PS.   

 

 

 "Há portanto em Portugal um consenso bastante alargado quanto à necessidade  de ir em frente com as reformas. Eu penso que é uma grande oportunidade  para o país e é uma oportunidade que não deve ser desperdiçada. Penso que  Portugal não pode falhar e desejo o melhor possível ao Governo português  e a Portugal neste momento difícil, mas um momento também que abre grandes  hipóteses de reforma e de modernização a Portugal", completou.     

 

 

A experiência europeia de Vítor Gaspar havia também já sido elogiada  na véspera pelo vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio,  que sublinhou o facto de o novo ministro das Finanças português "dominar  totalmente" a natureza do problema de Portugal e ter "todos os contactos,  quer no BCE, quer na Comissão, que são úteis para aquilo que é necessário  o país fazer nos próximos tempos".  

 

 

A conferência de imprensa de hoje de Durão Barroso, em Bruxelas, era  dedicada à "projeção" da cimeira de chefes de Estado e de Governo da União  Europeia, que se celebra entre quinta e sexta-feira na capital belga, e  que assinalará a "estreia" de Passos Coelho em cimeiras europeias.   

 

 

 

 

Durão Barroso Vítor Gaspar Passos Coelho Bruxelas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)