Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
9

DURÃO NA CASA BRANCA DIA 10

O primeiro-ministro Durão Barroso vai ser recebido na Casa Branca pelo seu homólogo norte-americano, George W. Bush, no próximo dia 10, viajando depois de Washington para Nova Iorque, para participar nas cerimónias oficiais alusivas ao primeiro aniversário dos atentados terroristas de 11 de Setembro.
2 de Setembro de 2002 às 09:04
O convite foi feito ao chefe do Governo português em Maio último. Durão Barroso irá discutir com Bush as relações bilaterais, com ênfase nas áreas da cooperação e defesa. Não deixa de ser significativo o facto de o presidente norte-americano receber o primeiro-ministro português na véspera do dia em que todos os olhares vão estar voltados para a América ... e numa altura em que Washington desenvolve uma táctica de promoção da guerra ao Iraque ... para a qual seria, porventura, necessário utilizar a Base das Lajes.

Durão Barroso está hoje em Joanesburgo, para participar nas negociações finais da Cimeira Mundial do Desenvolvimento Sustentável. Ontem reuniu-se em Pretória com representantes da comunidade portuguesa emigrada na África do Sul. De acordo com um elemento da comunidade, o primeiro-ministro prometeu levar até à presidência sul-africana as inquietações dos emigrantes portugueses no capítulo da insegurança. Só este ano já foram assassinados 19 portugueses na África do Sul. Durão Barroso disponibilizou 6 mil euros para os familiares das vítimas.
Ver comentários