Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
5

Economia marca debate quinzenal com Passos Coelho

A economia é o tema central do debate quinzenal desta sexta-feira com o primeiro-ministro na Assembleia da República, e que foi aberto há minutos pelo CDS-PP que escolheu o tema "políticas sociais e económicas" para interpelar Pedro Passos Coelho.
6 de Janeiro de 2012 às 10:16
O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, no debate quinzenal (foto de arquivo)
O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, no debate quinzenal (foto de arquivo) FOTO: LUSA / JOSE SENA GOULAO

A situação económica e social de Portugal foi também a temática escolhida pela bancada parlamentar do PS para interpelar Pedro Passos Coelho, com o BE a abordar os temas das "políticas sociais, económicas e relações económicas".

Já o PSD escolheu como tema as questões económicas, enquanto o PCP, além das políticas económicas, irá ainda abordar o tema das políticas sociais. O partido ecologista Os Verdes apontou como tema o "empobrecimento".

Um dos temas que deverá marcar a discussão é a comunicação feita segunda-feira pela Jerónimo Martins SGPS à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que a Sociedade Francisco Manuel dos Santos vendeu os 56,1% que detinha na dona do Pingo Doce a uma sociedade sua subsidiária na Holanda.

Questionados na passada quinta-feira no Conselho de Ministros sobre este tema, tanto o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, como o secretário de Estado da Presidência, Luís Marques Guedes, escusaram-se a comentar a operação financeira da Jerónimo Martins, alegando que o tema não tinha sido debatido na reunião de governantes.

Nessa ocasião, Marques Guedes lembrou que hoje haveria debate quinzenal com o primeiro-ministro na Assembleia da República e que um dos temas seria o da "internacionalização das empresas portuguesas", acrescentando: "Espero que seja tratado num sentido que não nesse, num sentido mais positivo do que esse, mas esse não deixará também de estar sobre a mesa".

O último debate quinzenal com o primeiro-ministro realizou-se a 16 de Dezembro, com o Governo a abrir a discussão com uma intervenção inicial de Pedro Passos Coelho sobre as conclusões do conselho europeu realizado na semana anterior.

Parlamento debate quinzenal Pedro Passos Coelho primeiro-ministro economia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)