Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
4

Ele está a ir bem

Pedro Santana Lopes quebrou ontem o silêncio para fazer a avaliação surpreendente do Governo de José Sócrates.
3 de Maio de 2005 às 00:00
“Ele [José Sócrates] está a ir bem”, declarou à SIC o ainda presidente da Câmara Municipal de Lisboa que garantiu também a sua exclusão da corrida a Belém. “Isso está fora de questão”, assegurou.
Em pleno processo de escolha de candidatos autárquicos, do qual Santana Lopes não faz parte, o ex-presidente do PSD e antecessor do actual primeiro-ministro admitiu que gostaria de se recandidatar à Câmara da capital. Tal não foi possível porque o PSD não o quis. Mas confessa que recebeu convites para ser candidato em concelhos onde o partido nunca ganhou: Felgueiras, Torres Vedras ou Montemor são disso exemplo. Noutro registo ainda mais surpreendente e, quiçá mordaz para Marques Mendes, Santana Lopes considera que são necessários dez anos num Governo para mostrar obra. Uma declaração que em nada ajuda a actual direcção do seu partido. “Acho que só com dez anos um primeiro-ministro pode fazer obra, de facto”, assinalou o autarca, recordando que nos 30 anos de Democracia em Portugal só Cavaco Silva conseguiu esse feito.
Confessando que é um admirador do estilo de José Sócrates, Santana Lopes considera-o um homem inteligente e “esperto”. “Ele [José Sócrates] é inteligente, é esperto”, argumentou Santana Lopes quando fez o balanço dos cinquenta dias de Executivo socialista.
Sobre o seu futuro, Santana assegurou que regressará à advocacia, vai dar aulas e cooperar com um grupo financeiro na área internacional. Quanto ao passado, Santana revela que teve “desilusões pessoais” quando saiu da ribalta política.
DISCURSO DIRECTO
Isso está fora de questão [candidatura presidencial]
Pedro Santana Lopes
Gosto do estilo dele [José Sócrates]. É uma pessoa inteligente, esperta e acho que um adversário político não tem de ser odiado. Gosto do estilo e acho que ele está a ir bem. Ele sabe que isto é genuíno
idem
Já tenho a minha vida privada programada. Vou exercer advocacia, dar umas aulas, trabalhar num grupo financeiro...
idem
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)