Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
3

Electricidade vai subir até 30%

O preço da electricidade em Portugal pode subir 30 por cento já em Janeiro, por proposta do regulador energético. Uma subida à qual se terá de acrescentar o aumento do IVA de 6 para 23 por cento.
17 de Setembro de 2011 às 00:30
Factura da luz sobe em Outubro e no início de 2012
Factura da luz sobe em Outubro e no início de 2012 FOTO: Duarte Roriz

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos nega qualquer valor, referindo apenas que a proposta de tarifas de luz para o próximo ano será discutida a 15 de Outubro no Conselho Tarifário e apresentada oficialmente a 15 de Dezembro. Mas o aumento a propor deverá ser de 30%, segundo o ‘Diário Económico. Quem, em Agosto, pagou 50 euros na conta da luz, a confirmar--se o aumento, passa a pagar 76. Mais 26 euros (IVA de 23%).

Os custos de produção de energia e, sobretudo, os encargos com os chamados custos de interesse económico (energias renováveis, co-geração, garantia de potência e custos de manutenção do equilíbrio contratual, ou até as rendas entregues aos municípios), estarão na base da intenção de aumentar os preços. A DECO defende um corte nestes encargos, que representam 42% da factura da electricidade, para minimizar o impacto dos aumentos junto dos consumidores. Mesmo assim, Jorge Morgado, secretário-geral da DECO, defende que os consumidores vão ter de mudar de hábitos para conseguirem poupar na factura energética, como usar lâmpadas de baixo consumo.

ELECTRICIDADE FACTURA CLIENTES EDP ERSE GOVERNO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)