Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
5

Eleições arrancam com incidente no Corvo

As 263 mesas de voto constituídas nos Açores para as eleições deste domingo ao parlamento regional abriram às 8h00 locais (9h00 de Lisboa). Com previsões de bom tempo para o grupo oriental e central, enquanto que as ilhas mais ocidentais terão um clima marcado por aguaceiros, os os cerca de 225.000 eleitores açorianos - de acordo com a Comissão Nacional de Eleições - vão escolher os novos 57 deputados à Assembleia Legislativa Regional, de cuja composição depende a formação de um novo governo.
14 de Outubro de 2012 às 12:01
açores, eleições, votos,
açores, eleições, votos, FOTO: Pedro Catarino

O único incidente conhecido resultou de uma queixa do PPM contra a disposição da mesa de voto, que obrigou a um atraso de meia-hora no início da votação na ilha do Corvo, segundo fonte da Comissão Nacional de Eleições (CNE).

"Tivemos uma participação de manhã cedo relativamente à disposição da mesa de voto, que estava virada para a mesa eleitoral, e não garantia o sigilo" de quem estaria a preencher o boletim, explicou fonte da CNE, esclarecendo que este foi o único caso de maior relevo na abertura das urnas dos Açores. No Corvo, concorrem seis partidos num círculo com dois deputados num universo eleitoral de apenas 350 eleitores, que escolheu há quatro anos um eleito do PPM e um do PS.

Concorrem às eleições nos Açores 12 forças políticas: PS, PSD, CDS, BE, CDU, PPM, PDA, MRPP, MPT, PAN, PTP e Plataforma de Cidadania. As mesas de voto encerram às 19h00 locais (20h00 de Lisboa).

açores eleições votos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)