page view

Rui Rio avisa que PSD "não é agremiação de interesses"

Candidato bateu Santana Lopes na corrida à liderança do PSD com 54% dos votos.

13 de janeiro de 2018 às 20:08

Rui Rio foi este sábado eleito como novo líder do Partido Social Democrata, derrotando Pedro Santana Lopes ao conseguir 54% dos votos dos militantes.

Rio deixou elogios ao ainda presidente Pedro Passos Coelho. E deixou um aviso: o partido "não foi fundado para ser um clube de amigos ou uma agremiação de interesses ou de grupos".

Segundo Rui Rio, o PSD apresentar-se-á depois do congresso do partido, em fevereiro, como "alternativa de governo à atual frente de esquerda que se formou".

"Alternativa capaz de dar a Portugal uma governação mais firme e corajosa, capaz de enfrentar grandes problemas estruturais", bem como capaz de "restituir a vontade, a alma e a esperança", vincou.

O ex-presidente da Câmara do Porto agradeceu a todos os militantes que votaram em si, a quem esteve a seu lado nestes três meses e ao seu adversário nas diretas, Pedro Santana Lopes, que "com generosidade e empenho se apresentou a estas eleições, permitindo assim um confronto de ideias que não só valorizam esta vitória como enriquecem os objetivos comuns".

Santana Lopes: "continuarei a lutar pelo que acredito"

O candidato derrotado à liderança do PSD, Santana Lopes, reagiu ao resultado afirmando que, mesmo que soubesse à partida que ia perder esta disputa, teria assumido na mesma o combate político "para clarificar".

"Continuo a ser Pedro Santana Lopes e a assumir tudo o que fiz e agora junta-se mais esta campanha". Visivelmente emocionado, o antigo primeiro-ministro afirmou que irá agora regressar à vida privada como advogado e docente universitário, embora sem nunca desistir do combate político.

"Enquanto viver continuarei a lutar pelo que acredito", prometeu, admitindo não saber ainda qual será o próximo desafio. Santana Lopes disse que sempre admitiu os dois cenários nestas eleições internas, mas assegurou que, ainda que soubesse que ia perder, teria concorrido.

"Eu tinha de fazer este combate, tinha de fazer esta clarificação. Eu não ficaria bem com a minha consciência se não tivesse feito este caminho", justificou.

Passos felicitou Rio

Pedro Passos Coelho já felicitou o seu sucessor na liderança do PSD, Rui Rio, que venceu as eleições direitas deste sábado tendo o ainda presidente social-democrata falado também com o candidato derrotado, Pedro Santana Lopes.

Fonte do gabinete do PSD adiantou à agência Lusa que o líder social-democrata "já falou" com os dois candidatos à sua sucessão no partido, tendo felicitado o vencedor, Rui Rio.

Assunção Cristas

A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, "já cumprimentou Rui Rio pela vitória" deste sábado nas eleições diretas do PSD, tendo formulado "votos de felicidades no exercício do seu mandato", adiantou à agência Lusa fonte da direção centrista.

"A presidente do CDS-PP já cumprimentou Rui Rio pela vitória alcançada. Assunção Cristas formulou votos de felicidades no exercício do seu mandato", referiu fonte da direção do CDS-PP à agência Lusa.

Cronologia da noite eleitoral

23h00- 

22h45 -

22h45 - "A responsabilidade é minha", afirma Santana Lopes, pedindo aos apoiantes "para não estarem tristes", dizendo-se "de consciência tranquila" e defendendo que vai continuar a "combater politicamente.

22h40 -

22h30 -

22h05 -

21h45 - 

21h40 -

21h20 -

21h10 -

21h00 -

20h50 -

20h40 - O Conselho de Jurisdição Nacional do PSD desvalorizou hoje as alegações do ex-líder regional da Madeira Alberto João Jardim de que as eleições diretas no PSD estão viciadas, afirmando que não foi recebida qualquer queixa.

Em declarações à Lusa, e questionado sobre se as eleições estão viciadas, como disse João Jardim, Jorge Pracana, do conselho de jurisdição, começou por sugerir que a pergunta fosse feita ao ex-líder madeirense.

Depois, afirmou que todo o processo eleitoral decorreu com normalidade.

"Até agora não temos qualquer conhecimento nem queixa de qualquer secção. Tudo correu com a máxima das normalidades", disse à Lusa.

20h30 - Várias figuras ilustres do partido votaram durante a tarde no Hotel Sana Lisboa, entre as quais Manuela Ferreira Leite, Pacheco pereira, Paula Teixeira da Cruz, Teresa Leal Coelho ou Nuno Morais Sarmento. Um dos últimos rostos famosos a votar foi Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, que exerceu o seu direito de voto minutos antes do encerramento das urnas.

20h10 -  Segundo Moreira da Silva, presidente da jurisdição distrital de Lisboa, a afluência às urnas terá ultrapassado os 50% quanto aos militantes de todo o País. AO Observador considerou que a corrida às urnas foi "absolutamente excecional".

20h05 - O ex-presidente do PSD-Madeira, Alberto João Jardim, votou no Funchal para as eleições do PSD. Mas revela a sua desconfiança em relação aos resultados: "Não espero nada. Isto foi viciado. A máquina do partido, tanto lá como cá, empenhou-se na reeleição do Santana Lopes porque o Santana Lopes representa realmente aquilo que está estabelecido, a garantia dos lugares que estão distribuídos", cita a TSF. Alberto João Jardim apoiou Rio mas acha que Santana vai ganhar "a não ser que a máquina esteja tão desacreditada que nem sequer os da máquina votam nos da máquina".

20h00 - Encerraram as urnas em todo o País.

19h30 - Paulo Rangel falou á SIC Notícias na sede distrital do PSD do Porto e referiu que a afluência às urnas foi "absolutamente avassaladora".

17h00 - O candidato à liderança do PSD Rui Rio afirmou hoje que as eleições internas no partido não se tratam de uma questão "de vida ou de morte", mostrando-se "confiante" na vitória.

Ganhar não é uma questão "de vida ou de morte, um ganha, outro perde, o PSD continua, a vida continua", disse, acrescentando que certo é que, após estas eleições, o PSD "está em condições de se relançar de uma forma muito melhor da que estava há dois ou três meses".

Falando aos jornalistas na sede da distrital do PSD/Porto, onde votou cerca das 16:35, Rio sustentou que esta disputa à liderança do partido com Pedro Santana Lopes "ajudou a revitalizar o partido" e "isso é importante".

15h00 - O candidato à liderança do PSD Pedro Santana Lopes apelou este sábado a uma grande participação dos militantes nas eleições internas e afirmou que o seu desejo é ganhar as próximas legislativas, se possível com maioria absoluta.

"Quero acima de tudo apelar aos militantes do PPD/PSD para que participem em massa nestas eleições, faça sol ou faça chuva, e deem ao país uma grande prova de força e um grande sinal de vitalidade", afirmou, pouco depois de exercer o seu direito de voto nas eleições diretas para a escolha do presidente do PSD, cerca das 14h40.

(Em atualização)

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8