Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
3

Elisa Ferreira fica com coesão e reformas na nova Comissão Europeia

Presidente eleita da Comissão Europeia atribuiu a tutela das reformas e coesão à ainda vice-governadora do Banco de Portugal.
Correio da Manhã e Lusa 10 de Setembro de 2019 às 11:20
Elisa Ferreira banco portugal
Elisa Ferreira banco portugal
A presidente eleita da Comissão Europeia atribuiu a tutela das reformas e coesão à ainda vice-governadora do Banco de Portugal. No regresso a Bruxelas, Elisa Ferreira fica com a tutela dos fundos de coesão.

O anúncio foi feito durante uma conferência de imprensa na sede da Comissão Europeia, em Bruxelas, na qual Von der Leyen apresentou, um a um, os seus 26 comissários (o Reino Unido, que deverá deixar o bloco europeu em 31 de outubro, na véspera da entrada em funções do novo executivo, não designou candidato) e respetivas pastas.

Em declarações o primeiro-ministro mostrou-se bastante satisfeito e honrado com a pasta atribuída a Elisa Ferreira. António Costa falava aos jornalistas, depois de a presidente eleita da Comissão Europeia, a alemã Ursula Von der Leyen ter anunciado que a comissária designada por Portugal.

"Esta era a pasta que tínhamos acertado com a senhora Ursula Von der Leyen, penso que honra o nosso país e que, seguramente, está ao nível da qualidade da nossa comissária [Elisa Ferreira]. A pasta permitirá à comissária Elisa Ferreira - e também a Portugal - trabalhar em áreas estratégicas para o país", sustentou o líder socialista.

"Temos uma excelente comissária com uma excelente pasta", referiu. 

Elisa Ferreira trabalhará de perto com o vice-presidente executivo Frans Timmermans, que supervisionará o trabalho da comissária da Coesão e Reformas, assim como dos comissários responsáveis pela Agricultura, Saúde, Transportes, Energia e Ambiente e Oceanos. 

A nova Comissão Europeia deverá entrar em funções em 01 de novembro próximo, depois do necessário aval da assembleia europeia.
Bruxelas Banco de Portugal Elisa Ferreira Comissão Europeia política
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)