Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
7

Empresas na hora criam 20 mil postos de trabalho

As cerca de oito mil empresas criadas no âmbito do programa do Governo ‘Empresa na Hora’ permitiram criar mais de 20 mil postos de trabalho. Os números foram ontem avançados pelo coordenador do Plano Tecnológico, Carlos Zorrinho, na apresentação do relatório de progresso do plano, que contou com a presença de José Sócrates.
20 de Julho de 2006 às 00:00
Foram muitas as medidas que ultrapassaram as expectativas do Governo e Carlos Zorrinho destacou algumas. Entre elas o programa InovJovem, cuja meta de colocação de mil jovens licenciados nas Pequenas e Médias Empresas (PME) foi “largamente ultrapassada”: já foram integrados 2500 jovens. Também o número de vagas nos cursos de dupla certificação, no âmbito do programa Novas Oportunidades, foi aumentado em 54 por cento, enquanto o número de centros de certificação projectados para 2006 passou de 165 para 220.
Apesar de já estarem concluídas 88 medidas das 112 propostas, Carlos Zorrinho fez questão de sublinhar que foram acrescentadas mais 40 medidas às 78 previstas no primeiro documento. “Iniciámos a implementação deste Plano com 78, e neste momento há 88 medidas em execução”, referiu.
Dos três eixos do Plano Tecnológico, o Conhecimento foi o que mais avançou, faltando concluir apenas três medidas. Segue-se a Tecnologia, com sete. Já na Inovação estão 14 medidas em preparação. Nesse sentido, segundo avançou Carlos Zorrinho, “o próximo Quadro Comunitário de Apoio terá como referência, e dará prioridade, às redes de inovação, cujas medidas de dinamização estão neste momento a ser preparadas”.
SOCIEDADE CIVIL
A sociedade civil também contribuiu para os objectivos do Plano Tecnológicos ao avançar com 35 projectos. Entre eles, segundo o relatório, estão o novo parque tecnológico em Coimbra, o simulador ‘on-line’ sobre o consumo de água da EPAL e o novo parque logístico da Autoeuropa, que veio permitir redução de custos.
Também o projecto-piloto ‘Educação financeira para jovens’, desenvolvido pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, está entre os projectos destacados pelo Governo. Este projecto visa, através de uma metodologia interactiva, ensinar crianças entre os 11 e os 13 anos a gerir um orçamento familiar e a compreender a necessidades de poupar.
88 DAS 112 MEDIDAS JÁ EM CURSO
Das 112 medidas, distribuídas pelos três eixos (Conhecimento, Tecnologia e Inovação) do Plano Tecnológico, 88 já estão em curso ou concluídas. Na área do Conhecimento, das 38 medidas, estão finalizadas 35, entre elas o ensino do inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Já na Tecnologia, das 24, foram realizadas 17, enquanto na Inovação, das 50 concluíram-se 36. Entre elas a Empresa e a Marca na Hora.
MEDIDAS
MIT AVANÇA EM BREVE
A assinatura do protocolo definitivo entre o Estado português e o Massachussets Institute of Techonlogy (MIT) deverá acontecer muito em breve, segundo garantiu ontem o coordenador do Plano Tecnológico, Carlos Zorrinho.
INOVCONTACTO
O programa InovContacto, que permite a jovens qualificados em ciência e tecnologia estagiarem em centros de investigação internacionais, ultrapassou as expectativas. O objectivo era proporcionar estágios para 250 jovens licenciados, mas já atingiu os 296.
DOCUMENTO ÚNICO
O número de certificados do documento único automóvel, que reúne num cartão o registo de propriedade e o livrete do veículo, atingiu os 1,1 milhões até Junho deste ano. Em Março, o número de emissões do documento ascendia aos 75 mil.
NETEMPREGO
O portal Netemprego, uma bolsa de emprego disponível pelo Governo na internet a 28 de Junho deste ano, conta actualmente com 4410 ofertas de trabalho e 90 809 currículos disponíveis.
ESTYRATÉGIA DE LISBOA
O coordenador nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico, Carlos Zorrinho, e a Rede de Coordenação da Estratégia de Lisboa reúnem-se hoje com uma delegação da Comissão Europeia para debater a implementação da Estratégia de Lisboa em Portugal.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)