Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
7

Empréstimo para pagar as dívidas

A Câmara de Lagos, que tem dívidas de cerca de 22 milhões de euros, deverá seguir os passos da autarquia vizinha de Portimão e avançar com um plano de saneamento financeiro. "Ainda nada está decidido, mas essa é uma hipótese muito forte", reconhece o presidente da edilidade.

19 de Março de 2011 às 00:30
Júlio Barroso diz que a decisão final será tomada em Abril
Júlio Barroso diz que a decisão final será tomada em Abril FOTO: Miguel Veterano Júnior

Júlio Barroso revela que os serviços da autarquia estão a realizar um estudo sobre a situação financeira do município, que deverá ser concluído ainda este mês. Em Abril, deve ser tomada a decisão. O plano de saneamento implica o recurso à contratação de um empréstimo bancário a 12 anos, para pagamento das dívidas.

Sinal das dificuldades da autarquia lacobrigense é o facto de estarem por saldar, desde o início deste ano, as horas extraordinárias e outras despesas suplementares aos funcionários. O valor total ronda os 200 mil euros. Júlio Barroso afirma que o pagamento da verba será efectuado "a partir de Abril ou Maio".

As receitas da câmara caíram a pique nos últimos três anos, devido à crise económica. Só em IMT (Imposto Municipal Sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis) e licenças de obras, a autarquia perdeu cerca de 30 milhões de euros.

Outra autarquia que enfrenta problemas financeiros é Portimão, apresentando dívidas de mais de 100 milhões de euros. Na quarta--feira, foi aprovado em reunião de câmara o plano de saneamento financeiro, que prevê a contratação de um empréstimo de cerca de 94 milhões de euros.

O documento terá agora de ser submetido à apreciação da Assembleia Municipal, o que deverá acontecer ainda no decurso do corrente mês.

A aprovação do plano pelo câmara chegou a estar agendada para o passado mês de Janeiro. Fonte da autarquia justificou o atraso com a complexidade das negociações dos empréstimos junto das entidades bancárias.

PORTIMÃO DÍVIDA AUTARQUIA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)