Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
2

Enviado do Vaticano

O ministro dos Negócios Estrangeiros, António Monteiro, recebe no sábado o secretário para as relações com os Estados do Vaticano, arcebispo Giovanni Lajolo, para proceder à assinatura do documento de troca de instrumentos de ratificação da Concordata entre a Santa Sé e o Estado português.
16 de Dezembro de 2004 às 00:00
Arcebispo Giovanni Lajolo
Arcebispo Giovanni Lajolo FOTO: d.r.
No mesmo dia, o arcebispo encontra-se com o Presidente da República, Jorge Sampaio, e o primeiro-ministro, Pedro Santana Lopes.
Na sexta-feira, o arcebispo preside a uma missa na Capelinha das Aparições, em Fátima.
O ex-primeiro-ministro, Durão Barroso, e o secretário de Estado do Vaticano, Angelo Sodano, assinaram a Concordata, que regula as relações entre Portugal e a Santa Sé, a 18 de Maio deste ano, após dois anos e meio de negociações.
O documento foi ratificado pelo Governo português no passado dia 30 de Setembro com os votos favoráveis do PSD, CDS-PP e PS, e com os votos contra do PCP, BE e PEV, por considerarem que o acordo privilegia a Igreja Católica. No passado mês, o Presidente da República encontrou-se em Roma com o Papa João Paulo II e o cardeal Angelo Sodano para falar sobre a Concordata.
Ver comentários