Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
5

Equipa de Marcelo tem experiência na Europa

Carvalho Cordeiro é chefe da Casa Militar.
Cristina Rita 23 de Fevereiro de 2016 às 08:32
O Presidente eleito, Marcelo Rebelo de Sousa
O Presidente eleito, Marcelo Rebelo de Sousa FOTO: Mário Cruz / Lusa
O Presidente eleito Marcelo Rebelo de Sousa escolheu um militar da Força Aérea para chefe da Casa Militar: o tenente-general João Carvalho Cordeiro, de 57 anos.

Os principais nomes da equipa do novo Chefe de Estado estão escolhidos, depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter indicado o chefe da Casa Civil, Fernando Frutuoso de Melo, 55 anos, e o assessor diplomático, José Augusto Duarte, embaixador português em Moçambique. Todos têm em comum a experiência em Bruxelas. João Carvalho Cordeiro é chefe da Missão Militar junto da NATO e da União Europeia. Já o chefe da Casa Civil é o diretor da política de cooperação e da ajuda externa da Comissão Europeia. Também o embaixador português em Moçambique, com 26 anos de experiência, passou pela Representação Permanente junto da União Europeia.

João Carvalho Cordeiro chegou a ser apontado para chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA). O novo CEMFA, tenente-general Manuel Teixeira Rolo, será empossado esta terça-feira pelo Presidente da República.

Marcelo toma posse a 9 de março no Parlamento, tem um almoço restrito no Palácio de Belém, mas dispensa o banquete oficial. Em seu lugar, haverá um concerto jovem na Praça do Município, em Lisboa.

Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)