Barra Cofina

Correio da Manhã

Política

Estamos numa caça às bruxas

Estamos numa “verdadeira caça às bruxas e com muita desinformação pelo meio”, disse ontem o empresário Alexandre Abreu, da Sociedade de Desenvolvimento Agro-Turístico (Sodatur), que gere a Quinta da Bica, em Belmonte.
16 de Maio de 2005 às 00:00
Instado pelo CM a comentar as notícias que davam conta de mais um despacho assinado pelo Governo após as eleições, o empresário de 51 anos, explicou que a polémica declaração de utilidade pública “podia ter sido despachada antes das legislativas”, já que o processo “não foi algo que tenha surgido em cima do fim do Governo”.
“Não sei onde está a dita ilegalidade”, afirmou ainda, frisando não conhecer pessoalmente Nobre Guedes ou Telmo Correia. “Muito menos eles me conhecem a mim.”
Na sua opinião, a polémica agora surgida “pode ser prejudicial”, pois estão a ser contactados investidores para o projecto, que vai “desenvolver verdadeiramente a região” e “recuperar uma zona mineira, o que deveria ser feito pelo Governo e não por particulares”.
O empreendimento denominado ‘Conjunto Turístico da Quinta da Bica’ teve resultados concretos em 2003, com a inauguração do campo de golfe, ao que se seguiu o restaurante que ontem se encontrava em funcionamento.
A segunda fase, agora posta em causa, que criará 375 novos postos de trabalho, contempla a construção de 65 casas de montanha em madeira, um edifício para eventos com zona comercial, minimercado e restaurante e um aparthotel com 94 unidades de alojamento, além da recuperação de uma antiga exploração mineira. Ficará implantada numa área de 13 mil m2, em terrenos integrados na Reserva Ecológica Nacional (REN).
Quanto à sua alegada candidatura à Câmara da Guarda, na lista encabeçada por Ana Manso, o empresário afirma que essa notícia “não faz qualquer sentido”.
A deputada Ana Manso, que hoje à tarde apresenta a sua candidatura à Câmara da Guarda pelo PSD, desmentiu qualquer ligação política com Alexandre Abreu, mostrando-se surpreendida com as notícias que colocavam o empresário na sua lista, adiantando que “nem sequer” fez a lista, por isso “qualquer nome apontado não passa de mera especulação”.
Relativamente à Quinta da Bica, Ana Manso garante desconhecer “tudo sobre o que diga respeito a esse assunto”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)