Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
8

“Estratégia do PSD dá um peso maior ao CDS”

Marcelo Rebelo de Sousa, Comentador político e antigo líder do PSD sobre possibilidade de uma Aliança Democrática.
5 de Dezembro de 2010 às 00:30
CAMARATE, REBELO DE SOUSA
CAMARATE, REBELO DE SOUSA

Correio da Manhã – Trinta anos mais tarde, faz sentido voltar a discutir o projecto Aliança Democrática (PSD/CDS/PPM)?

Marcelo Rebelo de Sousa – A AD de Francisco Sá Carneiro e Freitas do Amaral era uma aliança a quatro: PSD, CDS, PPM e reformadores. Isto era outro tempo. Já passou. Qualquer paralelo é abusivo porque é irrepetível no tempo.

– Nesta fase, considera prematura a discussão?

– Quando era líder, defendi uma convergência prévia eleitoral entre PSD e CDS. O dr. Durão Barroso fez a convergência depois das eleições. Aqui, as declarações dos dois líderes afastam uma coligação pré--eleitoral.

– Passos Coelho referiu que um futuro Governo precisa de mais do que um partido.

– O PSD vai sozinho a eleições, o CDS vai sozinho, e se o PSD ganhar, tenha ou não maioria absoluta, vai buscar o CDS. E dá, de facto, muito peso ao CDS.

– Esse facto preocupa-o?

– Dá muito peso ao CDS. É um juízo analítico meu. Não estou a dizer se é bom ou se é mau. Um partido que diz que, em qualquer caso, o CDS irá para o Executivo, quer dizer que o apelo à maioria absoluta é mais fraco. Basicamente, diminui o apelo à maioria absoluta. O pedido de voto útil que fez Cavaco Silva em 1987 e 1991 ao eleitorado do CDS agora não existe.

– É perigoso para o PSD?

– É um facto. Não estou a dizer que seja perigoso. É uma opção estratégica do líder: não pedir maioria absoluta. É uma opção legítima.

– Se fosse líder do PSD não faria esse anúncio prévio?

– Não sou líder do PSD. O líder tem, certamente, dados na mão que lhe permitem entender o que é mais adequado. Agora, tem de ter a noção de que isso dá um peso maior ao CDS. Já teria um peso maior por outra razão: Durão Barroso tinha dez anos de experiência e Portas, nenhum. Agora, é ao contrário.

CAMARATE REBELO DE SOUSA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)