Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
7

EUA controlam muçulmanos

Os Estados Unidos pediram à diplomacia em Lisboa informações sobre a comunidade muçulmana em Portugal, refere um dos 400 novos telegramas divulgados pela WikiLeaks, de Julian Assange.
27 de Agosto de 2011 às 00:30
Comunidade muçulmana em Portugal atinge os 50 mil membros
Comunidade muçulmana em Portugal atinge os 50 mil membros FOTO: PEDRO CATARINO

Em resposta ao pedido, a embaixada norte-americana em Lisboa disse, em Janeiro de 2010, que "a comunidade muçulmana em Portugal é de cerca de 50 mil membros [menos de 1% da população], a maioria são descendentes indo-paquistaneses, bem como imigrantes das antigas colónias de Portugal, Moçambique e Guiné-Bissau". A embaixada norte-americana diz ainda que a mesquita principal é em Lisboa, existindo "muitas salas de oração em todo o País", destacando que "os muçulmanos não são politicamente activos e mantêm um perfil relativamente discreto".

O Presidente da República, Cavaco Silva, não fica de fora dos telegramas. A sua visita a Moçambique em 2008 deixou uma "impressão favorável" no país, considerou a embaixada norte-americana em Maputo.

A embaixada norte-americana em Lisboa escreveu, num outro telegrama, de 2007, que "não há indicação de que alguém do governo português tenha violado a lei" no caso dos alegados voos ilegais da CIA.

EUA MUÇULMANOS WIKILEAKS JULIAN ASSANGE
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)