Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
2

Exército perde 62 estruturas

O Ministério da Defesa iniciou o processo de reestruturação do Exército com a extinção de 62 unidades deste ramo das Forças Armadas. O comando e quartel-general do Governo Militar de Lisboa, o regimento de Infantaria de Elvas e o Campo Militar de Santa Margarida são algumas da estruturas a ser encerradas.
15 de Junho de 2006 às 00:00
Valença Pinto deu aval à reestruturação no Exército
Valença Pinto deu aval à reestruturação no Exército FOTO: Gnçalo Oliveira
No que toca a mudanças no Exército, a extinção das 62 unidades não é mesmo a única novidade, já que o Ministério da Defesa decidiu, segundo apurou o CM, por proposta do chefe de Estado-Maior do Exército, general Valença Pinto, reduzir o número de vagas para o posto de tenente-general de onze para oito. A decisão deve-se, de acordo com o Decreto-Lei n.º 60/2006, à extinção do Instituto de Altos Estudos Militares, cujo director era um tenente-general, e de três quartéis-generais de região militar (Porto, Lisboa e Évora).
No caso das vagas para o posto de coronel, no decreto-lei publicado a 21 de Março deste ano não consta qualquer alteração às 161 vagas previstas.
Com a redução do número de vagas para tenente-general, o Governo oficializou segunda-feira o encerramento dos três quartéis-generais referidos, juntamente com mais 59 estruturas deste ramo.
De acordo com um despacho publicado dia 12 em Diário da República, são extintos 62 comandos, unidades, estabelecimentos e órgãos do Exército por todo o País. Algumas destas infra-estruturas encerradas pelo Ministério da Defesa poderão assim vir a constar da lista de património do Estado a alienar.
Note-se que este ramo das Forças Armadas está a passar por um processo de transformação, de forma a adaptar-se à nova Lei Orgânica do Exército. “O Exército passa a integrar uma componente operacional materializada na Força Operacional Permanente e uma componente fixa, que se afasta de um perfil territorial e que assenta na Estrutura de Comando e na Estrutura Base”, pode-se ler na lei publicada a 21 de Março deste ano.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)