Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
2

Expectativas no novo Governo a cair desde as Legislativas

Cerca de 29% dos eleitores consideram que o segundo executivo de António Costa vai governar pior.
Correio da Manhã 2 de Dezembro de 2019 às 01:30
A carregar o vídeo ...
Expectativas no novo Governo a cair desde as Legislativas
As expectativas no Governo têm vindo a cair. Em outubro, mês das Legislativas, 23,8% dos eleitores consideravam que o segundo executivo de António Costa ia governar pior. Em novembro, a percentagem subiu para 29,8%.

Também entre os que pensavam que nada se ia alterar, houve mudanças de opinião: em outubro, 51,5% diziam que o novo Executivo ia governar de forma igual, número que caiu para os 48% no mês seguinte.

Ainda em outubro, 15,4% diziam que a governação seria melhor. Em novembro esse número caiu para 13,2%. 


FICHA TÉCNICA
Objetivo: Sondagem realizada pela Intercampus para o CM e a CMTV, com o objetivo de conhecer a opinião dos portugueses sobre variados temas da política nacional.
Universo: População portuguesa, com 18 ou mais anos de idade, eleitoralmente recenseada, residente em Portugal continental.
Amostra: É constituída por 604 entrevistas, com a seguinte distribuição proporcional: 288 a homens e 316 a mulheres; 132 a pessoas entre os 18 e os 34 anos, 219 entre os 35 e os 54 anos e 253 a pessoas com 55 ou mais anos; 230 no Norte, 140 no Centro, 163 em Lisboa, 45 no Alentejo e 26 no Algarve.
Seleção da amostra: A seleção do lar fez-se através da geração aleatória de números de telefone fixo/móvel. No lar a seleção do respondente foi realizada através do método de quotas de género e idade (3 grupos). Foi elaborada uma matriz de quotas por região (NUTS II), género e idade, com base nos dados do Recenseamento Eleitoral da população portuguesa (31/12/2016) da Direção-Geral da Administração Interna (DGAI).
Recolha da informação: Através de entrevista telefónica, em total privacidade, através do sistema CATI. O questionário foi elaborado pela INTERCAMPUS e posteriormente aprovado pelo cliente. A INTERCAMPUS conta com uma equipa de profissionais experimentados que conhecem e respeitam as normas de qualidade da empresa. Estiveram envolvidos 17 entrevistadores, devidamente treinados para o efeito, sob a supervisão dos técnicos responsáveis pelo estudo. Os trabalhos de campo decorreram entre 20 e 26 de Novembro de 2019.
Margem de erro: O erro máximo de amostragem, para um intervalo de confiança de 95%, é cerca de 4%
Taxa de resposta: 66,2%

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)