Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
2

Faleceu António Maria Pereira

O advogado e antigo deputado do PSD António Maria Pereira faleceu ontem, por doença, aos 84 anos. O seu papel na defesa dos Direitos Humanos foi recordado pelos ex-bastonários da Ordem dos Advogados, José Miguel Júdice e António Pires de Lima, que o destacaram como um "homem de grande visão".
29 de Janeiro de 2009 às 00:30
António Maria Pereira faleceu ontem, por doença, aos 84 anos
António Maria Pereira faleceu ontem, por doença, aos 84 anos FOTO: Manuel de Almeida

"A ele devo ser advogado e foi com ele que aprendi a essencialidade da luta pelos Direitos Humanos", afirmou José Miguel Júdice, que integra a sociedade de advogados à qual pertencia António Maria Pereira.

Já António Pires de Lima recordou o antigo deputado do PSD na Assembleia da República como um advogado de "qualidade" ligado ao Direito Comercial e ao Direito Civil, mas que "teve como paixão a defesa dos Direitos Humanos e dos Direitos dos Animais". Por isso, a sua morte é também lamentada pela associação Animal. "É uma perda muito violenta e muito lamentada. Foi o pai dos direitos dos animais em Portugal", afirmou Miguel Moutinho, que destacou António Maria Pereira como um "político progressivo" e com "vigor intelectual".

O funeral de António Maria Pereira realiza-se amanhã às 14h30 na Basílica da Estrela, em Lisboa, mas o corpo estará em câmara ardente a partir das 18h00 de hoje.

Segundo adiantou uma fonte do PSD ao CM, vários membros da direcção do partido estarão presentes no funeral.

PERFIL

António Maria Pereira nasceu a 12 de Fevereiro de 1924 e licenciou-se em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em 1948. Desde 1950 que estava inscrito na Ordem dos Advogados e destacou--se na luta pela defesa dos Direitos do Homem quer antes quer depois do 25 de Abril. Foi deputado à Assembleia da República entre 1987 e 1995 e recebeu várias condecorações, como a Legião de Honra, Mérito e Economia Nacional (França). Foi autor da primeira lei de direitos dos animais.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)