Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
2

Familiares ‘enchem’ listas do PSD

Depois das críticas às exclusões nas listas de candidatos do PSD às legislativas, a polémica centra-se agora em torno dos familiares que ‘enchem’ essas listas. Um dos nomes mais criticado é o de Celeste Amaro, mulher do conhecido autarca de Gouveia, Álvaro Amaro.

16 de Agosto de 2009 às 00:30
As escolhas de Manuela Ferreira Leite mantêm-se envoltas em ‘guerras’
As escolhas de Manuela Ferreira Leite mantêm-se envoltas em ‘guerras’ FOTO: Andre Kosters, Lusa

A ex-delegada regional da Cultura do Centro aparece em lugar elegível na lista por Lisboa (13º), o lugar inicialmente destinado a Zita Seabra, que desceu para o 16º, apesar de Celeste Amaro ter as suas raízes em Coimbra.

E são quatro os filhos de autarcas ‘laranja’ a marcar presença entre os candidatos. O filho de Luís Filipe Menezes, ex-presidente do partido e um dos maiores opositores internos da líder Manuela Ferreira Leite, é um dos nomes criticados. O jovem, que dá pelo nome do pai, ocupa o 8º lugar no círculo do Porto. Em lugar de menor destaque (16º) aparece também Tiago Vasconcelos, filho do líder da Câmara de Barcelos, Bernardino Vasconcelos.

Mais a norte, é a vez de Nuno Ribeiro Reis, filho do autarca de Barcelos Fernando Reis, ocupar o 4º lugar por Braga. E no Centro é o filho do presidente da autarquia de Coimbra, Carlos Encarnação, a surgir em lugar cimeiro. Nuno Encarnação é 4º na lista. Em Lisboa há ainda um nome em causa: Margarida Saavedra, irmã da ex-chefe de gabinete de Ferreira Leite e actual conselheira de Cavaco para a Educação, ocupa o 19º lugar da lista.

OUTROS DADOS

RECUSA VOTO NO PSD

Moita Flores, autarca de Santarém eleito pelo PSD, diz que não vai votar em Ferreira Leite por não concordar com as escolhas da líder para as listas às legislativas.

AFASTAMENTOS

Miguel Relvas, que esteve ao lado de Passos Coelho, foi excluído da lista por Santarém. Já Feliciano Barreiras Duarte, que foi secretário de Estado de Morais Sarmento, ficou de fora por Leiria.

ARGUIDOS

A inclusão de António Preto e Helena Lopes da Costa na lista por Lisboa fez estalar a polémica. São ambos arguidos.

OPOSITOR FICOU DE FORA

Passos Coelho, que concorreu contra Ferreira Leite, não foi incluído nas listas por decisão da líder. A distrital de Vila Real queria-o para cabeça-de-lista.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)