Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
1

FELGUEIRAS: SAMPAIO PEDE PUNIÇÃO DE RESPONSÁVEIS

O Presidente da República reagiu ontem aos incidentes de Felgueiras, solidarizando-se com Francisco Assis, pedindo ao Governo e às forças de segurança, o apuramento de responsabilidades.
18 de Maio de 2003 às 01:37
Sampaio acha que as forças da ordem demoraram
Sampaio acha que as forças da ordem demoraram FOTO: Lusa
Jorge Sampaio, que falava em Vilamoura onde participou na Taça Presidente em Golfe, afirmou que é necessário que se esclareçam os incidentes, porque, segundo disse, “ sabendo-se que ia haver uma vigília e uma manifestação, as forças da ordem demoraram muito tempo a chegar”.
O Presidente acrescentou ainda que “as forças de segurança existem, precisamente, para evitar coisas feias do ponto de vista democrático como aquelas de Felgueiras”. Sampaio esclareceu que Assis o informou, por telefone, “dos factos e detalhes importantes para se compreender o que se passou”. Na opinião de Sampaio “ Assis reagiu de forma notável”.” Há que punir, penalmente, os responsáveis que estão identificados pelas imagens e que não representam Felgueiras”, disse, concluindo que “a justiça é incompatível com a emoção e deve exercer-se sem populismos”.
MINISTRO PEDE EXPLICAÇÕES
As agressões na noite de sexta-feira a Francisco Assis em Felgueiras levaram o ministro da Administração Interna, Figueiredo Lopes, a pedir explicações ao comandante-geral da GNR “pela demora” da força policial em intervir. Figueiredo Lopes foi informado pelos órgãos de Comunicação Social do caso, tendo pedido “de imediato” explicações ao comandante-geral da GNR.
Em comunicado enviado às redacções às 03:47 de ontem, a GNR refere que “dispunha no local de um efectivo de 4 militares que actuaram em protecção do dirigente do PS, conseguindo subtraí-lo às continuadas tentativas de agressão”. No comunicado lê-se que “a intervenção da Guarda operou-se com a rapidez que as condições possibilitaram, pautando-se pela oportunidade, circunstância que o próprio Dr. Francisco Assis atestou em declarações a uma rádio local”. –
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)