Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
3

FERRO PROPÕE COMISSÃO DE INQUÉRITO AOS FOGOS

O secretário-geral do PS, Ferro Rodrigues, vai propor hoje, durante a sua intervenção na reunião da Comissão Permanente da Assembleia da República (AR), a constituição de uma comissão parlamentar de inquérito sobre os fogos florestais.
14 de Agosto de 2003 às 00:00
Ferro Rodrigues apela à união dos partidos na questão dos fogos
Fonte do gabinete do Grupo Parlamentar socialista explicou que a comissão de inquérito terá como objectivo avaliar as causas dos fogos e suas consequências e ainda apurar as responsabilidades. De acordo com a mesma fonte partidária, Ferro Rodrigues lançará um apelo a todos os partidos políticos com assento parlamentar para participarem, em nome da unidade nacional, na constituição dessa comissão de inquérito.
Numa primeira reacção à proposta do PS, o líder parlamentar do PSD, Guilherme Silva, disse que "não era adequado" e "não fazia sentido" a constituição dessa comissão.
Da parte do Governo não houve reacção, tendo o gabinete do ministro da Administração Interna reafirmado apenas que Figueiredo Lopes dará hoje todas as explicações e fará o ponto da situação". O Governo far-se-á representar pelo primeiro-ministro e quatro ministros, além de Figueiredo Lopes estará também o ministro da Agricultura, Sevinate Pinto, do Ambiente, Amílcar Theias, e dos Assuntos Parlamentares, Marques Mendes.
O Bloco de Esquerda concorda, por sua vez, com a iniciativa socialista e mantém a ideia de um orçamento suplementar.
Já o PCP, entregou ontem na AR uma proposta de criação de uma comissão eventual para os incêndios florestais, para apurar responsabilidades e propor medidas para o futuro. Segundo o deputado Lino de Carvalho a comissão eventual proposta pelo PCP prevê que os representantes dos grupos parlamentares façam audições aos governantes, autarcas, especialistas e técnicos, com o objectivo de apurar as causas e as consequências dos incêndios e propor medidas para prevenir o futuro.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)