Barra Cofina

Correio da Manhã

Política

Fogos afastam Costa da maioria absoluta

Socialistas caem nas intenções de voto há dois meses consecutivos.
Cristina Rita 21 de Outubro de 2017 às 01:30
A carregar o vídeo ...
Socialistas caem nas intenções de voto há dois meses consecutivos

A tragédia dos incêndios, que matou mais de 40 pessoas no último fim de semana, deixou o PS mais longe da maioria absoluta. Os socialistas recuaram 1,1 pontos percentuais nas intenções de voto entre setembro e outubro, numa sondagem CM/Aximage realizada entre 14 e 17 de outubro. As datas abrangem a tragédia que devastou Norte e Centro.

O PS passou dos 44% em julho para 43% em setembro e 41,9% em outubro. Ou seja, os socialistas perderam 2,1 pontos percentuais do verão para o outono, num período em que morreram mais de 100 pessoas.

Por seu turno, o PSD tem uma subida de 0,9 pontos percentuais. De realçar que Passos Coelho anunciou a 3 de outubro que não se candidatava a novo mandato e os sociais-democratas terão novo líder em janeiro.

À direita, o CDS também tem uma ligeira subida: de 5,2% para 5,9% em outubro. Já à esquerda, tanto o PCP, como o Bloco de Esquerda mantêm-se estáveis, mas têm uma perda marginal de 0,1 pontos percentuais.

O PS sofreu um ligeiro desgaste com a tragédia dos incêndios, mas Costa reforça a confiança para primeiro-ministro: de 65,8% para 67,6% entre setembro e outubro. Na performance de líderes partidários também ganha vantagem: de 12,9 para 13,3 valores em 20 possíveis. Seguem-se Catarina Martins, do BE (11,2), Assunção Cristas, do CDS (10,5), Jerónimo de Sousa, do PCP (9,8), e Passos Coelho, do PSD (5,2).

Contudo, Passos está de saída. Ainda assim, subiu dos 4,7 para os 5,2 valores. Porém, perdeu 2,6 pontos percentuais na confiança para primeiro-ministro.

Com a tragédia dos incêndios, a ministra demissionária da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, é a pior na avaliação dos portugueses, com 37,4%.

O resultado foi obtido antes de pedir a demissão. Do lado oposto, Mário Centeno, ministro das Finanças, é o campeão, com 46 por cento. 

FICHA TÉCNICA 




PS Aximage Passos Coelho PSD política partidos e movimentos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)