Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
8

Fogos afastam Costa da maioria absoluta

Socialistas caem nas intenções de voto há dois meses consecutivos.
Cristina Rita 21 de Outubro de 2017 às 01:30
A carregar o vídeo ...
Socialistas caem nas intenções de voto há dois meses consecutivos

A tragédia dos incêndios, que matou mais de 40 pessoas no último fim de semana, deixou o PS mais longe da maioria absoluta. Os socialistas recuaram 1,1 pontos percentuais nas intenções de voto entre setembro e outubro, numa sondagem CM/Aximage realizada entre 14 e 17 de outubro. As datas abrangem a tragédia que devastou Norte e Centro.

O PS passou dos 44% em julho para 43% em setembro e 41,9% em outubro. Ou seja, os socialistas perderam 2,1 pontos percentuais do verão para o outono, num período em que morreram mais de 100 pessoas.

Por seu turno, o PSD tem uma subida de 0,9 pontos percentuais. De realçar que Passos Coelho anunciou a 3 de outubro que não se candidatava a novo mandato e os sociais-democratas terão novo líder em janeiro.

À direita, o CDS também tem uma ligeira subida: de 5,2% para 5,9% em outubro. Já à esquerda, tanto o PCP, como o Bloco de Esquerda mantêm-se estáveis, mas têm uma perda marginal de 0,1 pontos percentuais.

O PS sofreu um ligeiro desgaste com a tragédia dos incêndios, mas Costa reforça a confiança para primeiro-ministro: de 65,8% para 67,6% entre setembro e outubro. Na performance de líderes partidários também ganha vantagem: de 12,9 para 13,3 valores em 20 possíveis. Seguem-se Catarina Martins, do BE (11,2), Assunção Cristas, do CDS (10,5), Jerónimo de Sousa, do PCP (9,8), e Passos Coelho, do PSD (5,2).

Contudo, Passos está de saída. Ainda assim, subiu dos 4,7 para os 5,2 valores. Porém, perdeu 2,6 pontos percentuais na confiança para primeiro-ministro.

Com a tragédia dos incêndios, a ministra demissionária da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, é a pior na avaliação dos portugueses, com 37,4%.

O resultado foi obtido antes de pedir a demissão. Do lado oposto, Mário Centeno, ministro das Finanças, é o campeão, com 46 por cento. 

FICHA TÉCNICA 




PS Aximage Passos Coelho PSD política partidos e movimentos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)