Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
6

FRANCO BATE DEUS PINHEIRO

O PS continua a ganhar nas sondagens. Além de liderar as intenções de voto nas eleições legislativas e nas europeias, os socialistas conseguem ter, na opinião dos portugueses, o melhor cabeça de lista ao Parlamento Europeu (PE), Sousa Franco. De acordo com uma sondagem Correio da Manhã / Aximage, 42 por cento dos inquiridos considera Sousa Franco o melhor cabeça de lista. João de Deus Pinheiro, o líder da lista da coligação PSD/CDS-PP, recolhe apenas 39,4 por centos das preferências. No entanto, a diferença entre os dois é de apenas 2,6 pontos percentuais.
15 de Maio de 2004 às 00:00
Deus Pinheiro arrancou mais tarde do que Sousa Franco para as europeias. A diferença que os separa é de apenas 2,6 pontos percentuais
Deus Pinheiro arrancou mais tarde do que Sousa Franco para as europeias. A diferença que os separa é de apenas 2,6 pontos percentuais FOTO: João Relvas/Lusa
O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros tem não só preferência do eleitorado do PSD e do CDS-PP, mas, também, dos simpatizantes do PCP. De facto, 45 por cento dos inquiridos que revelaram a intenção de votar no PCP consideraram Deus Pinheiro melhor o cabeça de lista. Por seu lado, o antigo ministro das Finanças recolhe o apoio da esmagadora maioria dos eleitorado PS.
A consulta de opinião revela, ainda, que 7,8 por cento dos portugueses não preferem nenhum dos dois e que 9 por cento não tem qualquer opinião.
Uma das eventuais razões desta preferência pode prender-se com o facto de a escolha socialista para encabeçar a lista de candidatos ter sido conhecida há alguns meses, enquanto o nome de Deus Pinheiro só ter sido formalmente anunciado na semana passada e depois de alguma polémica. Recorde-se que, o nome originalmente falado para encabeçar a lista da coligação 'Força Portugal' era Leonor Beleza, que terá recusado, após tido conhecimento de que os sociais-democratas tinham efectuado uma sondagem interna para apurar as suas potencialidades, sem a terem consultado.
FICHA TÉCNICA
OBJECTO: intenção de voto para as europeias. UNIVERSO: eleitores residentes em Portugal em lares estratificados com telefone fixo. AMOSTRA: Aleatória estratificada por região, habitat, sexo, idade, actividade, instrução de voto legislativo, polietápica e representativa do universo, com 660 entrevistas telefónicas (344 a mulheres). COMPOSIÇÃO: proporcional pelas variáveis de estratificação. RESPOSTAS: taxa de 79,5%. Desvio padrão máximo de 0,020. REALIZAÇÃO: 29 de Abril a 1 de Maio de 2004, para o Correio da Manhã pela Aximage, com direcção técnica de Jorge Sá e Luís Reto.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)