Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
6

Freire Antunes paga renda de 49,65 euros

A Câmara Municipal de Lisboa, através da ex-vereadora Helena Lopes da Costa, arrendou à Tribuna da Memória-Multimédia, Unipessoal, LDA – ‘instituição’ que tem como único sócio o historiador José Freire Antunes – uma casa com duas frentes e vista para o Tejo, pelo “preço mensal especial” de 49,65 euros.
3 de Maio de 2006 às 00:00
O protocolo de cedência de espaço municipal, situado a pouco mais de 80 metros do Palácio de Belém, foi assinado por Helena Lopes da Costa e José Freire Antunes – actualmente estão ambos na Assembleia da República, na bancada do PSD – no dia 1 de Junho de 2005 e não foi discutido em reunião de Câmara.
De acordo com um documento a que o CM teve acesso, a decisão teve a ver com o facto de a autarquia considerar “altamente meritório” o trabalho desenvolvido pelo Centro de História Contemporânea e Relações Internacionais, gerido pela Tribuna da Memória.
O aluguer de uma casa com pelo menos quatro assoalhadas é válido para os próximos 21 anos e o preço de 49,65 euros será actualizado anualmente de acordo com o coeficiente fixado pelo Instituto Nacional de Estatística para o sector imobiliário.
Se Freire Antunes tivesse de alugar uma casa no mesmo prédio, teria de desembolsar mais de 1000 euros por mês, montante que é pedido por uma agência para um T2, com 115 metros quadrados.
'CEDI MAIS DE 200 ESPAÇOS'
Helena Lopes da Costa assegurou ao CM não haver qualquer irregularidade com o espaço cedido a Freire Antunes. “Enquanto estive na Câmara de Lisboa cedi cerca de 200 espaços a outras tantas instituições. No caso em questão não vejo qual seja o problema. Se calhar é por ser amiga do historiador Freire Antunes. Mas também conheço outras pessoas a quem cedi espaços, como são os casos das associações a que estão ligada a Maria Elisa [fibromialgia] e a Margarida Martins da Abraço.”
A ex-vereadora da autarquia de Lisboa adiantou, ainda, que a média das rendas das casas que disponibilizou ronda os 50 euros. “Essa verba está inscrita numa tabela da Câmara”.
O CM tentou contactar o historiador Freire Antunes, o que não foi possível até ao fecho desta edição.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)