O presidente da Junta de Freguesia de Apúlia, no concelho de Esposende, fala em "regresso ao passado", e assegura que, "em alguns períodos do dia, e sobretudo ao fim--de-semana, o trânsito na freguesia é absolutamente caótico".
"Voltámos ao tempo em que ir daqui ao Porto demorava horas, e nem quero pensar no que vai acontecer no Verão, quando o número de carros nesta zona aumenta consideravelmente", afirma Manuel Lopes.
Mas o descontentamento com o aumento recente do trânsito na EN13 é generalizado. Ontem mesmo, o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Macedo Vieira, anunciou que vai ser interdito o trânsito de camiões pelo centro da cidade, ou seja, pelo troço da EN13 que atravessa a zona urbana.
Para além disso, o autarca lamentou a "falta de planeamento" da empresa Estradas de Portugal, por ter começado obras de repavimentação na EN13 precisamente na altura em que foi introduzido o pagamento de portagens na A28.
"As obras estão, como era bom de ver, a contribuir ainda mais para o caos de trânsito no centro da cidade e na própria EN13", lamenta Macedo Vieira. n