Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
5

Fuga a portagens entope nacional

A fuga ao pagamento de portagens na A28 (Porto-Caminha) está a tornar caótico o trânsito na EN13, entre o Porto e Viana do Castelo, nas horas de ponta e aos fins-de-semana.

26 de Outubro de 2010 às 00:30
Devido à introdução de portagens na A28, duplicou o trânsito na EN13, entre o Porto e Viana do Castelo
Devido à introdução de portagens na A28, duplicou o trânsito na EN13, entre o Porto e Viana do Castelo FOTO: Nuno Fernandes Veiga

O presidente da Junta de Freguesia de Apúlia, no concelho de Esposende, fala em "regresso ao passado", e assegura que, "em alguns períodos do dia, e sobretudo ao fim--de-semana, o trânsito na freguesia é absolutamente caótico".

"Voltámos ao tempo em que ir daqui ao Porto demorava horas, e nem quero pensar no que vai acontecer no Verão, quando o número de carros nesta zona aumenta consideravelmente", afirma Manuel Lopes.

Mas o descontentamento com o aumento recente do trânsito na EN13 é generalizado. Ontem mesmo, o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Macedo Vieira, anunciou que vai ser interdito o trânsito de camiões pelo centro da cidade, ou seja, pelo troço da EN13 que atravessa a zona urbana.

Para além disso, o autarca lamentou a "falta de planeamento" da empresa Estradas de Portugal, por ter começado obras de repavimentação na EN13 precisamente na altura em que foi introduzido o pagamento de portagens na A28.

"As obras estão, como era bom de ver, a contribuir ainda mais para o caos de trânsito no centro da cidade e na própria EN13", lamenta Macedo Vieira. n

Portagens Trânsito Esposende
Ver comentários