Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
6

Governante tem vergonha do SNBPC

O secretário de Estado Paulo Pereira Coelho vai recorrer aos tribunais contra a difusão, ontem, de declarações suas que afirma terem sido “gravadas clandestinamente (...) e retiradas fora do contexto”, durante uma reunião de trabalho. A Rádio Portalegre, nega as acusações.
16 de Dezembro de 2004 às 00:00
Paulo Pereira Coelho
Paulo Pereira Coelho FOTO: Tiago Sousa Dias
As declarações davam conta da “vergonha” sentida por Pereira Coelho sobre o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), acusando o organismo de desconhecer os riscos existentes em Portugal e a forma de os combater. Tanto a Associação de Bombeiros Profissionais como a Associação de Bombeiros Voluntários concordam com o conteúdo das afirmações de Pereira Coelho, mas relembram que a responsabilidade final é do Ministério da Administração Interna.
“É necessária uma nova lei orgânica, mais investimentos e estimular a elaboração de estudos sobre os riscos”, disse Duarte Cardona, da Associação de Bombeiros Voluntários. Ideia partilhada por Fernando Curto, da Associação dos Bombeiros Profissionais, que acrescentou: “a responsabilidade pelo organismo é sempre do Ministro que o tutela”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)