Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
3

GOVERNAR COM POUCOS MEIOS

O primeiro-ministro lançou ontem aos autarcas do País o desafio de governarem bem com poucos recursos, em prol do desenvolvimento do País.
23 de Outubro de 2003 às 00:00
Barroso desafiou os autarcas
Barroso desafiou os autarcas FOTO: d.r.
Durão Barroso falava durante um almoço em Évora, no âmbito das Conferências sobre Áreas Metropolitanas e Comunidades Intermunicipais, que a Associação Nacional de Municípios Portugueses realizou nesta cidade.
“A consolidação orçamental tem sido conseguida também com o esforço das autarquias. Sabemos que isso é difícil. Tenho a experiência de governar com poucos recursos. Gostava de governar com mais. É uma tarefa dura e exigente”, disse às centenas de autarcas presentes.
De descentralização falou o chefe do Governo, reafirmando que no próximo Orçamento do Estado o Executivo consagra uma verba 25 por cento superior à de anos transactos para apoiar as actividades das áreas metropolitanas e comunidades intermunicipais que venham a ser criadas até 31 de Março de 2004.
Na sua intervenção, Durão Barroso garantiu a disponibilidade do seu Governo para analisar com os autarcas e criar um novo modelo de financiamento para as autarquias locais. “Um modelo ousado, criativo e inovador”, afirmou.
A publicação da nova lei-quadro das áreas metropolitanas e da nova lei-quadro das comunidades intermunicipais foi abordada também.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)