Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
8

Conheça a lista dos concelhos que recuam e avançam no desconfinamento

Lisboa junta-se aos concelhos em alerta devido ao aumento do número de casos de Covid-19.
Correio da Manhã 27 de Maio de 2021 às 16:38
Lisboa, Covid-19
Lisboa, Covid-19 FOTO: CMTV
O Governo anunciou esta quinta-feira os concelhos que avançaram e recuaram no desconfinamento na última semana.

O anúncio foi feito pela Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, atualizou a situação pandémica.

O concelho de Arganil recuou ao nível desconfinamento para as regras impostas a 5 de abril. Já os concelhos de Montealegre e Odemira permaneceu no mesmo patamar (19 de abril), assim como Odemira. O concelho de Lamego vai avançar para o próximo nível de desconfinamento, no qual se encontra a maioria do País.

Durante esta semana seis concelhos recuperaram de situações de alerta, entre eles Albufeira, Castelo de Paiva, Fafe, Lagoa, Oliveira do Hospital e Santa Comba Dão. Lisboa passou a estar numa situação de alerta devido ao aumento de casos e níveis de incidência crescentes.

A Região de Lisboa e Vale do Tejo esta quinta-feira aprovou um conjunto de medidas como a aceleração dos testes, para acelerar os isolamentos e controlar a pandemia.


As mudanças a aplicar nos concelhos entram em vigor a partir das 00h00 do próximo sábado.

"Sempre que temos um caso existe risco de contágio. A nossa ação é, quando encontramos um surto, controlar. É importante cada um de nós cumprir as regras. O risco é menor porque temos os mais fragilizados vacinados, mas há risco, para a saúde pública, para os serviços de saúde, para a economia", referiu Mariana Vieira da Silva.

A ministra voltou a reforçar a importância do cumprimento das medidas e regras sanitárias, apelando à realização de testes gratuitos na capital portuguesa.

Fundo de resolução e Plano de Recuperação e Resiliência
O ministro das Finanças, João Leão, anunciou que foi aprovada a resolução que autoriza a alteração do fundo de resolução. Esta medida permite o financiamento junto da banca para reforço do orçamento, nomeadamente para acordo de capitalização.

Foi também aprovado o decreto de lei de simplificação dos processos no Plano de Recuperação e Resiliência, assim como o programa Ivaucher, que pretende garantir a recuperação da economia através do estimulo ao consumo. O programa entrará em vigor a 1 de junho. Todo o iva suportado na restauração, hotelaria e cultura é, no trimeste seguinte, atribuído em crédito para despesas nestes setores.

A reunião desta sexta-feira do Infarmed vai ser crucial para o Governo tomar decisões sobre as próximas medidas a aplicar, nomeadamente o plano de desconfinamento para o verão.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
conselho de ministros concelhos desconfinamento medidas concelhos
Ver comentários