page view

Máscaras mantêm-se obrigatórias apenas nos transportes, hospitais e lares

Certificado digital deixa de ser obrigatório nas visitas a lares e hospitais.

21 de abril de 2022 às 13:50

Após reunião do Conselho de Ministros, esta quinta-feira, Marta Temido, ministra da Saúde falou ao País para anunciar novas regras no que diz respeito às medidas para combater a Covid-19, mais especificamente quanto ao uso de máscara em espaços fechados. A máscara passa a ser apenas obrigatória em lares, hospitais, ou outras estruturas com grande presença/afuência de idosos, ou em lugares fechados com grande concentração de pessoas, como por exemplo os transportes públicos.

As máscaras deixam assim de ser obrigatórias nas escolas. As novas medidas, segundo o Governo, deverão entrar em vigor na sexta-feira, após promulgação por parte do Presidente da República e consequente publicação em Diário da República.

Marta Temido começou por fazer um balanço dos números da pandemia, indicando que a meta para a queda da máscara seria "20 óbitos por cada milhão de habitantes a 14 dias". Neste momento o indicador está nos 27,9.

"O número de internados está largamente abaixo do valor de referência, mas não entrámos ainda no número ideal. Ainda assim, a mortalidade por todas as causas no nosso País encontra-se dentro dos valores esperados para a época do ano", sublinhou marta Temido. "Não estamos no patamar ideal, mas entendemos assumir com transparência que o caminho permite, neste momento, alterar o enquandramento. Sazonalmente podemos ter que tomar medidas em sentido diferentes", admitiu a ministra da Saúde.

Comunicou em seguida a "Não obrigatoriedade no uso de máscaras exceto em locais frequentados por pessoas especialmente vulneráveis, lares, hospitais, cuidados integrados, serviços de saúde e locais caracterizados pela elevada utilização, sem arejamento, ou com grande frequência de pessoas".

Marta Temido explicou ainda que deixa de ser obrigatório a apresentação de certificado digital nas visitas a lares e hospitais, e em todas as restantes modalidades, assim como deixa de haver regras na realização de testes de diagnóstico à Covid-19: passam a acontecer em casos determinados pela DGS e autoridades de saúde.

Acompanhe em direto

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8