Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
3

Governo apresenta proposta sobre igualdade salarial entre homens e mulheres

António Costa vai apresentar uma proposta 'em breve'.
8 de Março de 2017 às 11:26
O pirmeiro-ministro, António Costa
O pirmeiro-ministro, António Costa FOTO: Rui Farinha/Lusa
O Governo vai apresentar "em breve" uma proposta, na concertação social, com vista à igualdade salarial entre homens e mulheres, anunciou esta quarta-feira o primeiro-ministro, António Costa.

O anúncio foi feito esta quarta-feira, Dia Internacional da Mulher, por António Costa no debate quinzenal no parlamento.

António Costa recordou que há duas "persistentes marcas" nas diferenças entre homens e mulheres, no "acesso a funções de gestão" e "as desigualdades salariais entre homens e mulheres".

Daí, o executivo, afirmou, apresentou na concertação social duas propostas nestas áreas.

A primeira é a Agenda para a Igualdade no Mercado de Trabalho e nas Empresas, na qual "se incluem medidas que visam a paridade nos cargos de decisão", que o Governo já apresentou e está neste momento em debate no parlamento.

A segunda é sobre a igualdade salarial entre mulheres e homens, tema sobre o qual o executivo apresentará "em breve uma proposta aos parceiros sociais".

"Este é um desafio que nos envolve a todos. Não é só um desafio do Governo, das autarquias, das regiões, das universidades ou das empresas, é um desafio de todos nós e que depende de todos", disse.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)