Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
2

GOVERNO INFORMAL REFLECTE NO ALENTEJO

A cidade de Évora recebe hoje, no convento do Bom Jesus de Valverde, na Herdade da Mitra, uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros. Ao que o CM apurou, o objectivo é analisar os primeiros 30 dias de Governo, estabelecer prioridades e fazer uma perspectiva das principais medidas que cada ministério tem de tomar nos próximos meses.
4 de Setembro de 2004 às 00:00
O encontro é informal e foram feitas algumas recomendações aos ministros. Segundo apurou o CM, o traje recomendado foi o mais desportivo possível. Ou seja, segundo as informações úteis recebidas nos gabinetes de todos os ministérios, recomenda-se o traje “smart casual”.
Os ministros também foram aconselhados a não se fazerem acompanhar por assessores e adjuntos para não dar a ideia de festa, pois trata-se de uma reunião de trabalho e não vai haver o habitual ‘briefing’ com a Comunicação Social.
Mas mais importante parece ser uma das recomendações feitas em relação às comunicações. Recomendou-se aos ministros que levassem um telemóvel da rede Optimus, uma vez que em Évora a cobertura da TMN e da Vodafone, segundo a folha de informações, é muito fraca.
Segundo o gabinete do primeiro-ministro, não é esperado qualquer anúncio de decisões, nem para Évora, nem para o Alentejo, nem para o País.
A maior parte dos ministérios esteve ontem a fazer o trabalho de casa para apresentar hoje ao primeiro-ministro. Da parte do Ministério da Saúde, Luís Filipe Pereira vai recordar algumas das medidas tomadas na sua área, como o “lançamento formal da Parceria PPP relativa à construção e gestão da nova unidade hospitalar de Cascais e a resolução do Conselho de Ministros que autorizou a tomada de posse de um terreno em Alcabideche, aprovado para a construção do novo Hospital de Cascais”.
Como prioridades, o titular da pasta da Saúde vai apostar no aumento do consumo de genéricos e a na diminuição das listas de espera, entre outras prioridades.
PATANISCAS AO ALMOÇO
Os ministros farão um almoço tipicamente alentejano. O repasto será servido no Convento do Bom Jesus, onde vai decorrer a reunião do Conselho de Ministros, e conta com a colaboração dos Serviços da Acção Social da Universidade de Évora.
A entrada consiste em pataniscas de bacalhau, bacalhau assado com pimentos, peixinhos da horta, pezinhos de porco de coentrada, linguiça e farinheira assadas. Tudo numa mesa onde também não faltam os queijos e os enchidos alentejanos.
No menu principal, os membros do Governo terão como sopa um caldo de aves. Seguidamente terão um prato de peixe e outro de carne: bacalhau com espinafres e gambas gratinadas e lombinho com miolo de couve- -flor.
A encharcada com mel e noz, a sericaia com ameixas de Elvas, leite creme e fruta tropical (papaia, kiwi, ananás e melão) adoçam o fim do almoço.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)