Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
1

GOVERNO TROCA ROSA MOTA POR FERNANDA RIBEIRO

O Governo decidiu nomear a campeã olímpica Fernanda Ribeiro para o Conselho Superior de Desporto (CSD), substituindo neste órgão consultivo Rosa Mota, também ela campeã olímpica. Trata-se, portanto, de uma campeã por outra campeã, com uma diferença: Rosa Mota é simpatizante do PS (participou em campanhas eleitorais) e Fernanda Ribeiro do PSD (é vereadora do pelouro do Desporto na Câmara de Penafiel dirigida pelo PSD).
4 de Julho de 2002 às 22:41
Cumpriu-se assim uma tradição da política portuguesa: quando muda o Governo mudam também as pessoas de confiança. E Rosa Mota tinha plena consciência disso, por essa razão, no passado 29 de Abril, poucos dias após a tomada de posse do Governo, escreveu uma carta ao secretário de Estado da Juventude e Desportos, Hermínio Loureiro, colocando o lugar à disposição. Na missiva, escreveu que, sendo o lugar de confiança pessoal, “sentia que devia colocar o meu lugar à sua disposição”. O que a atleta não esperava é que o Governo tivesse optado pela sua substituição sem sequer lhe dizer “água vai, água vem”. Ou seja, não foi contactada nem verbalmente nem por escrito. A atleta ficou mal impressionada com esta atitude, tanto mais que a sua carta se destinava a “facilitar “ a acção do Governo”.

O anterior ministro do Desporto, José Lello, que tinha nomeado Rosa Mota para o CSD em Julho de 2000, está indignado com a atitude do Governo: “É intolerável, é uma falta de respeito pela personalidade que elevou o prestígio de Portugal. Do ponto de vista ético é perverso não ter uma atenção, uma palavra de apreço pela atleta. Salazar despedia por um cartão, Madaíl (presidente da FPF) por fax; e os governantes nem sequer chegam a falar com as pessoas”.

A este propósito, o assessor de Hermínio Loureiro declarou que “não é do feitio do secretário de Estado desconsiderar ninguém, muito menos Rosa Mota pelo que significa para o desporto português”. Tratou-se “de uma falha dos serviços que não fizeram seguir em tempo a carta de agradecimento (que hoje chegará aos destinatários) aos elementos do CSD substituídos”. Segundo a mesma fonte, o Governo compreende que as pessoas podem sentir-se melindradas, mas não há má fé”. “De resto - adianta - o secretário de Estado conta com Rosa Mota para outras funções”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)