page view

Governo vai reformar regime de licenciamento das empresas

Ministro da Economia referiu que reprogramações que o Executivo fez foram essenciasis para aproveitar os fundos europeus ou Portugal perderia muitos milhões de euros.

22 de maio de 2026 às 11:39

O ministro da Economia disse esta sexta-feira, no parlamento, que o Governo está a preparar uma reforma do regime de licenciamento para criar um procedimento comum a vários setores.

"Estamos a preparar uma reforma profunda do regime de licenciamento, criando um modelo comum que abrange não só a indústria, mas também o turismo, o comércio, os serviços e a restauração", disse Castro Almeida na intervenção inicial no plenário da Assembleia da República, em Lisboa.

O governante tem dito que o Governo tem em curso uma "guerra à bucrocracia", considerando-a um "imposto escondido" sobre as empresas.

"Esta guerra à burocracia tem um objetivo: reduzir prazos, eliminar incertezas, baixar custos para quem quer investir e criar riqueza", afirmou perante os deputados.

Ainda no debate no parlamento, Castro Almeida voltou a elogiar a execução o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), garantindo que "não há atraso", tendo Portugal sido dos primeiros países a apresentar à Comissão Europeua o novo pedido de pagamento.

O ministro considerou que, após o atraso em que estava a execução do PRR quando PSD/CDS-PP chegaram ao Governo, as reprogramações que o Executivo fez foram essenciasis para aproveitar os fundos europeus ou Portugal perderia muitos milhões de euros.

"Reprogramar é governar. Reprogramar é um ato de boa gestão. É assegurar que os recursos públicos sejam bem utilizados", disse, acrescentando que aqui não compreende as críticas do PS.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Bom Dia

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8