Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
1

Governo "aguarda desenvolvimento de processo" de Dilma

Augusto Santos Silva não comentou situação política.
18 de Abril de 2016 às 19:13
Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros
Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros FOTO: Fernando Veludo/Lusa
O governo português aguarda o desenvolvimento do pedido de afastamento do cargo da Presidente brasileira, Dilma Rousseff, disse hoje à Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE), Augusto Santos Silva, que não quis fazer quaisquer comentários à situação.

"É um processo previsto na Constituição brasileira e que resulta de uma decisão tomada pela Câmara dos Deputados do Brasil. Vamos aguardar o desenvolvimento deste processo", disse Augusto Santos Silva, que hoje participa no Conselho de MNE da União Europeia, no Luxemburgo.

A Câmara dos Deputados do Brasil aprovou no domingo à noite o pedido de afastamento de Dilma Rousseff do cargo de Presidente por 367 votos a favor e 137 contra, numa sessão marcada por tensão e emoção.

Também houve sete abstenções e duas ausências, numa sessão em que eram necessários os votos de pelo menos 342 deputados para aprovar a abertura do processo de destituição de Dilma Rousseff.

Agora, o pedido de destituição segue para o Senado, onde também terá de ser aprovado, por uma maioria de dois terços.

Se tal acontecer, Dilma Rousseff será temporariamente afastada do cargo e o seu vice-presidente, Michel Temer, assumirá o cargo.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)