Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
1

Governo questionado sobre poluição provocada por refinaria no Luso

Ecologistas questionam o Governo sobre poluição provocada por refinaria no Luso.
21 de Outubro de 2014 às 19:13
José Luís Ferreira
José Luís Ferreira FOTO: Mário Cruz / Lusa

O Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) questionou esta terça-feira o Governo sobre a poluição provocada por uma unidade industrial de refinação de óleos e gorduras na freguesia do Luso, concelho da Mealhada, que tem afetado a população local.

Numa pergunta formulada através da Assembleia da República, o deputado José Luís Ferreira questiona se tem chegado ao Ministério do Ambiente e Território e Energia denúncias sobre a situação e quais as suas consequências, uma vez que os "índices de poluição são patentes de uma forma intolerável e incomportável".

O ministério "tem monitorizado a unidade industrial de refinação de óleos e gorduras localizada na freguesia do Luso", pergunta o PEV, sublinhando que a Assembleia Municipal da Mealhada aprovou uma moção em que acusa a fábrica de "atentado ambiental e de saúde pública".

No documento entregue no parlamento, pode ler-se que a "Assembleia Municipal da Mealhada refere que a unidade fabril tem manifestado total desrespeito cívico pelo meio ambiente, poluindo o ecossistema onde há dezenas de anos está instalada, em termos de poluição sonora, poluição atmosférica (odores, fumos e pós) e poluição dos solos e das linhas de água".

O Partido Ecologista Os Verdes Governo Luso refinaria poluição
Ver comentários