page view

Grandes investimentos abrandam em 2026

Despesa cai 2,934 mil milhões de euros no próximo ano. Partidos da oposição começam esta quarta-feira a ser ouvidos pelo Governo

03 de setembro de 2025 às 01:30

O Governo parte para o Orçamento do Estado (OE) do próximo ano com a previsão de redução de gastos em grande obras. É o que mostra o quadro que sintetiza os investimentos estruturantes, preparado pelo Executivo de Luís Montenegro e que já foi entregue na Comissão Parlamentar de Finanças. O documento, a que o CM teve acesso, mostra que os custos caem 2,934 mil milhões de euros, passando de 7,395 mil milhões em 2025 para 4,461 mil milhões em 2026.

A informação, remetida aos deputados pelo Ministério dos Assuntos Parlamentares, permite concluir que a maior parte da despesa com estes projetos foi executada este ano (ver infografia). A área da mobilidade, infraestruturas e comunicações (1,224 mil milhões) destaca-se como a que implicará maiores encargos em 2026. Estão incluídas, por exemplo, as expansões dos metros de Lisboa, que prevê gastar 285 milhões de euros (100 destes na ligação de superfície Loures/Odivelas), e do Porto, que vai investir 466 milhões (36 destes no ‘metrobus’ da Boavista). Neste ponto são também consideradas a ferrovia (98 milhões vão para a aquisição de carruagens da CP) e a rodovia (a intervenção em estradas mais dispendiosa, de 45 milhões, é no troço Penacova/Lagoa Azul do IP3), ambas a cargo da Infraestruturas de Portugal.

O investimento em reformas para resolver a crise na habitação será de 1,197 mil milhões de euros no próximo ano (o programa 1.º Direito leva 799 milhões) e em defesa será de 369 milhões (161 destes em aeronaves KC-390). Para a modernização, simplificação e desburocratização vão, para já, 131 milhões. Os valores foram comunicados ao Ministério das Finanças, liderado por Joaquim Miranda Sarmento, por diversas entidades públicas, no reporte do mês passado.

O Governo começa esta quarta-feira a receber os partidos com assento parlamentar para discutir o OE. Chega, Livre e Iniciativa liberal são os primeiros a serem ouvidos.

 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8