Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
8

GRUPO DA LIXA DENUNCIA FRAUDE ELEITORAL NO PS

Militantes da concelhia de Felgueiras do Partido Socialista afirmam ter provas documentais em como se registou fraude no recente acto eleitoral para a eleição do secretário-geral e para o congresso do Partido em Guimarães.
10 de Novembro de 2004 às 00:00
Segundo os denunciantes, que estão dispostos a facultar as provas que atestam as eventuais irregularidades mas não as suas identidades, apenas cerca de 80 militantes votaram efectivamente mas no final da contagem foram contabilizados 162 votos.
A afirmam ter já em seu poder declarações de militantes cuja descarga eleitoral foi feita mas que garantem não ter votado, sendo que pelo menos num caso, um dos recenseados até se encontrava no estrangeiro no dia das eleições.
Francisco Assis, líder da distrital do Porto, já anunciou que vai averiguar a situação e apurar com rigor se se registou qualquer anomalia, enquanto que o presidente da concelhia socialista de Felgueiras, Inácio Lemos, garante que não há qualquer hipótese de desvio de votos, pois “está tudo direitinho”.
Um destacado militante felgueirense afirmou, entretanto, ao CM, que tudo não passa de mais uma tentativa do ‘Grupo da Lixa’ em lançar a confusão nos socialistas do concelho. Recordando que existia apenas uma lista única para delegados (afecta a José Sócrates), seria “ridículo” a existência de “qualquer acto menos digno para favorecer o candidato”.
Recorde-se que recentemente um grupo de militantes felgueirenses decidiu avançar com a criação de um núcleo do PS na Lixa, intenção que Francisco Assis recusou liminarmente, pelo menos até às próximas eleições autárquicas.
“Tratam-se de indivíduos que no passado se posicionaram contra Fátima Felgueiras, alguns dos quais serão mesmo arguidos em processos relativos à ex-presidente, e outros que supostamente a terão acusado de actos de corrupção a instâncias judiciais. Como estão isolados em Felgueiras, tentam ganhar protagonismos com estas atoardas”, afirma o responsável socialista.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)