page view

Helena Lopes da Silva, fundadora do Bloco de Esquerda, morre aos 69 anos

Partido anunciou a morte da médica cirurgiã que militava no BE desde a primeira hora.

08 de setembro de 2018 às 18:36

A médica cirurgiã Helena Lopes da Silva, fundadora do Bloco de Esquerda (BE) e sua ativista, morreu este sábado aos 69 anos em Lisboa, anunciou o partido.

Nascida em Cabo Verde, Helena Lopes da Silva foi em Portugal que tirou o seu curso de medicina e exerceu a sua atividade profissional como cirurgiã e docente universitária.

Helena Lopes da Silva foi militante de esquerda pela libertação das ex-colónias portuguesas, membro da LCI, que deu origem ao PSR, cuja lista às eleições europeias encabeçou em 1994, e fez parte dos movimentos pelo 'Sim' à despenalização do aborto nos referendos.

Helena Lopes da Silva manteve ainda um contacto intenso com Cabo Verde, onde fazia parte do Conselho de Estado.

Em 1994, foi a primeira mulher negra a encabeçar uma lista eleitoral em Portugal, ao liderar a campanha do PSR - partido trotskista dirigido por Francisco Louçã - às eleições europeias, falhando, no entanto, a eleição.

Numa nota enviada à Lusa, o BE apresenta "as mais sentidas condolências" aos familiares e amigos, sublinhando que o Bloco de Esquerda perdeu uma das suas militantes e "a esquerda perdeu uma das suas grandes lutadoras sociais".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8