Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
6

Homenagem leva a apelos para AD

Não chegaram juntos à homenagem a Francisco Sá Carneiro (PSD) e Adelino Amaro da Costa (CDS), mas sentaram-se lado a lado. O líder do PSD e o líder do CDS-PP evocaram ontem a memória dos dois dirigentes, trinta anos após a morte do então primeiro-ministro e do ministro da Defesa. A cerimónia, contudo, deu o mote para ressuscitar apelos a uma nova Aliança Democrática (AD).
5 de Dezembro de 2010 às 00:30
O líder do PSD, Passos Coelho, cumprimenta o líder do CDS, Paulo Portas, antes da homenagem conjunta de Sá Carneiro e Amaro da Costa
O líder do PSD, Passos Coelho, cumprimenta o líder do CDS, Paulo Portas, antes da homenagem conjunta de Sá Carneiro e Amaro da Costa FOTO: Mário Cruz/Lusa

O presidente laranja, Passos Coelho, voltou a repetir, sem referir partidos ou entendimentos, que um executivo do PSD, depois de eleições, deverá contar com o CDS.

"Se um futuro governo vier a ser constituído na sequência de umas eleições, que precise de ir buscar um pouco dessa força de todos os portugueses para acentuar um caminho de mudança que precisamos de fazer, esse Governo precisa mais do que a legitimidade eleitoral de um só partido".

Cauteloso, Paulo Portas preferiu assinalar o diálogo entre os dois partidos, mas tanto António Capucho (PSD) como Cruz Vilaça (CDS) deram lastro a uma nova AD: "É obrigação moral, ética e política PSD e CDS envolverem--se num projecto comum de salvação nacional", referiu Capucho.

PAULO PORTAS QUER INQUÉRITO A CAMARATE

O líder do CDS insistiu numa nova comissão de inquérito ao caso Camarate. "Temos um texto preparado, mas gostaríamos de o consensualizar com todos", declarou Paulo Portas na Universidade Católica, onde se realizou uma homenagem a Sá Carneiro e a Adelino Amaro da Costa, organizada pelo PSD e pelo CDS. Na ocasião, o líder do PSD, Passos Coelho, declarou que esta semana será tomada uma decisão. Marcelo Rebelo de Sousa admite ao CM um novo inquérito. Uma nova comissão só deve concretizar-se após as presidenciais.

CAMARATE SÁ CARNEIRO ACIDENTE ADELINO AMARO DA COSTA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)