Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
7

Investidores no Aleixo

A propósito de uma notícia publicada pelo Correio da Manhã, na edição do passado dia 17, sábado, relativa à implosão da torre 5 do Bairro do Aleixo, no Porto, e com chamada à primeira página sob o título "Implosão abre negócio a filho de Duarte Lima", o Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal do Porto esclarece que: Filho de Duarte Lima não tem a ver com os terrenos do Bairro do Aleixo.
21 de Dezembro de 2011 às 01:00

O fundo imobiliário que ganhou o concurso internacional para o desenvolvimento de todo o processo de demolição e transformação do Bairro do Aleixo não tem, nem nunca teve, qualquer relação, directa ou indirecta, com o filho de Duarte Lima, ou qualquer empresa participada por familiares daquele advogado.

De facto, o referido fundo imobiliário tem como participantes a Espart (empresa do Grupo BES), a Câmara Municipal do Porto, e o empresário Vítor Raposo, a título individual.

Não faz, pois, qualquer sentido, associar os processos em que este último empresário está a ser investigado com o "dossier" do Bairro do Aleixo, porquanto não existe qualquer relação, directa ou indirecta, com o processo de demolição do bairro e o reaproveitamento futuro dos respectivos terrenos.

Tão pouco existe neste momento qualquer projecto imobiliário aprovado para o local, cabendo a quem estiver à frente dos destinos da Câmara do Porto apreciar a proposta que, então, vier a ser apresentada ao Município. A única orientação que neste momento existe sobre o futuro daqueles terrenos é a definição da sua capacidade construtiva (0,8 m2) à luz do actual PDM da cidade.

É, pois, completamente enganadora a notícia do "Correio da Manhã" quando afirma que "o filho de Duarte Lima e Vítor Raposo(…) estão mais perto de conseguir construir os condomínios de luxo no Porto com vista para o Douro", sendo que o título – "Rio abre caminho a filho de Lima" – não passa de uma grosseira manipulação destinada a conduzir os leitores para conclusões totalmente disparatadas.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)