Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
4

IRAQUE SEM ACORDO

O presidente francês, Jacques Chirac, e o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, não se entenderam quanto ao Iraque, mas chegaram a acordo sobre a necessidade de impulsionar a política de Defesa e Segurança da União Europeia.
5 de Fevereiro de 2003 às 00:00
Reunidos em cimeira na estância francesa de Le Touquet, os dois líderes concordaram em desenvolver esforços para a criação de uma Força Europeia de Reacção Rápida.

Para Chirac ainda “há muito que pode ser feito para desarmar pacificamente o Iraque”. O chefe de Estado francês garantiu que apoiará qualquer pedido para “mais pessoal ou equipamento” que seja feito pelos inspectores da ONU.

Blair, o mais forte aliado dos Estados Unidos, tentou obter o apoio de Chirac para uma intervenção militar no Iraque, numa altura em que os Quinze ponderam a realização de uma cimeira de emergência sobre a questão.

Apesar de não se entenderem sobre este assunto, os dois líderes conseguiram chegar a um consenso sobre o reforço da política comum de Defesa. Além de terem concordado em usar a sua influência para acelerar a criação de uma Força Europeia de Reacção Rápida – ideia que foi avançada pelos dois em 1998 – Blair e Chirac concordaram em destacar, em permanência, equipamento militar, como veículos blindados de transporte de pessoal, para missões humanitárias.
“A França e a Grã-Bretanha concordam que é altura de a União Europeia assumir novas responsabilidades na gestão de crises”, lia-se numa declaração conjunta emitida no final da cimeira.

Os dois líderes sugeriram, também, a criação de uma agência europeia que assegure a disponibilidade de recursos para futuras operações de manutenção da paz e instaram a UE a definir novos valores para o orçamento de Defesa. Blair e Chirac estão de acordo em que para”desenvolver a capacidade da União Europeia de agir face a novas ameaças implica intensificar os esforços para melhorar as suas capacidades militares”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)