Barra Cofina

Correio da Manhã

Política

Rui Rio mantém-se na liderança do PSD e diz que é para "ganhar as eleições legislativas"

Candidatura de Paulo Rangel assumiu derrota ainda antes de todos os resultados apurados.
Correio da Manhã e Lusa 27 de Novembro de 2021 às 20:12
A carregar o vídeo ...
"Eu vou ganhar": Rui Rio reeleito promete vitória do PSD nas legislativas

O atual líder do PSD e recandidato, Rui Rio, venceu as eleições diretas no PSD com 52,43% dos votos. De acordo com o dirigente social-democrata, do total de 46 664 inscritos, votaram 35 991 militantes. Rio alcançou 18 604 votos e Rangel 16 879, havendo ainda 189 votos nulos e 319 votos em branco.

"Com base nestes resultados, o Conselho de Jurisdição declara eleito presidente da Comissão Política Nacional do PSD o companheiro Rui Fernando da Silva Rio, a quem saudamos desde já", afirmou Paulo Colaço.

"Estão reunidas as condições para seguirmos firmes, unidos, fortes para a campanha eleitoral das legislativas do próximo mês de janeiro", defendeu também.

Antes desta conferência de imprensa, Rui Rio já tinha feito o discurso de vitória e o eurodeputado Paulo Rangel reconhecido a derrota publicamente.

Pelas 22h30, já com os resultados praticamente fechados, Rio reagiu à vitória num discurso em que disse que "agora temos que vencer as eleições legislativas", chegando mesmo a prometer a vitória. Não faltaram 'farpas' a Costa, dizendo que Portugal precisa de "uma governação com mais rigor", nem palavras ao adversário derrotado, Paulo Rangel, de quem elogiou a "dignidade" com que aceitou a derrota.

Paulo Rangel que, pelas 22h00 reconheceu a derrota frente a Rui Rio, a quem telefonou a dar os parabéns. O eurodeputado, no discurso que fez para os jornalistas e para os seus apoiantes, apelou também à união do partido para as legislativas

Com este resultado, Rui Rio, que lidera o PSD desde janeiro de 2018, manter-se-á como o 18.º presidente do partido. O 'resistente' que chega ao pódio dos líderes do PSD mais duradouros. 

Entre as maiores concelhias, Rui Rio ganhou em Braga, Gaia e na Maia, enquanto Paulo Rangel venceu em Famalicão, Guarda e Cascais. Rui Rio vence também na Madeira e também no distrito do Porto. 

Acompanhe aqui os resultados em direto

PSD Rui Rio Paulo Rangel política eleições
Ver comentários