Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
1

Jerónimo exige demissão do Governo e eleições antecipadas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, exigiu esta sexta-feira a demissão do Governo e a convocação de eleições antecipadas, considerando que essa é a "saída legítima e necessária" para interromper o caminho de desastre.

30 de Novembro de 2012 às 12:02
Jerónimo de Sousa defendeu que é urgente "a ruptura" com a actual política
Jerónimo de Sousa defendeu que é urgente 'a ruptura' com a actual política FOTO: LUSA

Intervindo na abertura do XIX Congresso do PCP, que decorre no Pavilhão de Desportos em Almada, Jerónimo de Sousa defendeu que é urgente "a ruptura" com a actual política e, "desde logo, a derrota definitiva deste Governo e a sua demissão".

"Derrota e demissão que, em toda e qualquer circunstância exige devolver ao povo a decisão sobre o futuro do País com a realização de eleições antecipadas. Demissão e eleições antecipadas que são, neste quadro, a saída legítima e necessária para interromper o caminho de desastre do País que está em curso", afirmou.

Jerónimo de Sousa fez um apelo ao "brio patriótico" do povo português para "construir outra política" e defendeu que "o País não está condenado ao ciclo vicioso do rotativismo da alternância sem alternativa.

Para Jerónimo de Sousa, a solução governativa alternativa "não se limita nem se esgota no actual quadro político partidário e muito menos se confina aos partidos da troika, subscritores do pacto de agressão".

Assim, Jerónimo de Sousa dirigiu-se a "centenas de milhar de patriotas e democratas", "trabalhadores e outros portugueses, centenas de organizações sociais e de massas" e sectores progressistas e de esquerda para "romperem com o ciclo da alternância".

"Está na mão do povo português, da sua vontade democrática, do seu brio patriótico, da sua identificação com os valores de Abril, da sua determinação em construir uma outra política", afirmou, sendo aplaudido pelos delegados, que gritaram "A luta continua! A luta continua".

jerónimo de sousa pcp governo demissão eleições congresso
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)