Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
1

Jorge Sampaio dá conferência em Bruxelas

O ex-presidente da República portuguesa Jorge Sampaio dá na próxima segunda-feira à tarde uma conferência em Bruxelas na qualidade de Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações.
2 de Abril de 2008 às 12:34
O ex-presidente da República portuguesa e o actual Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações, Jorge Sampaio
O ex-presidente da República portuguesa e o actual Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações, Jorge Sampaio FOTO: d.r.

A conferência, realizada a convite do centro independente EGMONT - Real Instituto para as Relações Internacionais, tem como tema a importância da iniciativa Aliança das Civilizações, lançada pelo antigo secretário-geral da ONU, Kofi Annan, com o objectivo de combater os preconceitos e incompreensões entre as culturas, nomeadamente islâmicas e ocidentais.

 

O I Forúm da Aliança das Civilizações teve lugar no passado mês de Janeiro, em Madrid, tendo sido aprovadas medidas para combater as raízes do extremismo político-religioso e aproximar os grandes blocos civilizacionais.

 

Entre as medidas mais importantes aprovadas destacam-se a institucionalização de um fundo de 67 milhões de euros para a criação de postos de trabalho entre os jovens da África do Norte e do Médio Oriente e o financiamento de produtos culturais, tais como filmes, baseados nos fundamentos ético-culturais sustentados pela Aliança.

 

A conferência de Jorge Sampaio em Bruxelas terá lugar no Palácio de Egmont, sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros belga, e será presidida por um dos responsáveis do centro que a organiza, o visconde Etienne Davignon.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)