Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
2

José Sócrates concede tolerância no Carnaval

O despacho de tolerância de ponto foi assinado no passado dia 13 e a Administração Pública pode contar com a tradicional tolerância de ponto no próximo dia 24, dia de Carnaval.
17 de Fevereiro de 2009 às 00:30
José Sócrates assinou o despacho de tolerância de ponto para a Função Pública no dia 13 deste mês
José Sócrates assinou o despacho de tolerância de ponto para a Função Pública no dia 13 deste mês FOTO: Mário Cruz/Lusa

À semelhança do que se passou em anos anteriores, o primeiro--ministro, José Sócrates, segue a tradição e numa nota com dois parágrafos lembra que "embora a terça-feira de Carnaval não conste da lista de feriados obrigatórios estipulados por lei, existe em Portugal uma tradição consolidada de organização de festas neste período", segundo uma nota enviada ontem à Lusa. Por isso, os funcionários que exercem funções públicas na Administração Central e nos institutos públicos vão ter direito ao dia.

Nos Açores, por exemplo, o presidente do Governo Regional, Carlos César, vai mais longe e até dá tolerância de ponto a cinquenta por cento aos funcionários e agentes da Administração Regional nos dias 23 e 25, desde que não sejam prejudicados ou afectados os serviços.

No site oficial do Governo Regional dos Açores, liderado pelo PS, pode ler-se que "o presidente do Governo dos Açores decidiu que a terça-feira de Carnaval (24 de Fevereiro) seja considerada como dia feriado para os funcionários e agentes da Administração Pública Regional e das autarquias da Região".

Recorde-se que até agora só o segundo Governo de Cavaco Silva não deu tolerância de ponto. Facto que motivou muita polémica na altura. O então primeiro-ministro só assinou uma portaria nesse sentido. Os desfiles e os corsos carnavalescos, que ocorrem um pouco por todo o País, não foram alterados.

NOTAS

NATAL

O Governo concedeu tolerância de ponto a 24 de Dezembro e, em alternativa, a 26 de Dezembro e 2 de Janeiro aos funcionários e agentes do Estado, a pensar no Ano Novo.

MADEIRA

É tradição que o líder regional madeirense, Alberto João Jardim se associe ao desfile no Carnaval do Funchal, uma época que atrai muitos turistas ao arquipélago.

PORTO

Na qualidade de líder do PS, José Sócrates, preside dia 19 à apresentação da candidatura de Elisa Ferreira à Câmara do Porto, numa cerimónia que decorrerá no edifício da Alfândega.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)