Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
4

JOVENS APRENDEM A SER POLÍTICOS

A Sala do Senado da Assembleia da República é desde ontem e até hoje palco da selecção nacional da escola que vai participar na sessão do Parlamento Europeu dos Jovens (PEJ), a decorrer em Março do próximo ano, em Newcastle.
18 de Novembro de 2003 às 00:00
Este ano, a sessão de selecção conta com a participação de oito escolas do ensino secundário. Cada uma das escolas criaram equipas de dez alunos que durante dois dias debatem na Assembleia da República questões de actualidade europeia. As equipas que mais se destacarem na sessão nacional, pela sua originalidade, capacidade de intervenção e de fazerem os outros participar é a escolhida para representar Portugal em Newcastle.
Os debates, mesmo na sessão nacional, decorrem em inglês e francês, de modo a que os jovens se habituem a discutir nestas duas línguas que serão as utilizadas no Parlamento Europeu dos Jovens.
Entre os temas escolhidos para o debate deste ano figuram o papel dos jovens na elaboração de uma Constituição Europeia, a imigração ilegal e os obstáculos que esta levanta ao alargamento ou como conciliar as necessidades populares de punição com a reabilitação.
As escolas escolhidas para participar nesta iniciativa – que já vai na décima edição – são aquelas que criaram clubes europeus para os seus alunos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)